OS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO

Code: 210102786
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Título

OS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO

Autores(as):
  • Léia de Cássia Fernandes Hegeto

    Hegeto, Léia de Cássia Fernandes

  • Débora Cristina Lopes

    Lopes, Débora Cristina

DOI
10.37885/210102786
Publicado em

01/10/2021

Páginas

87-107

Capítulo

7

Resumo

A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais de Curitiba e teve como objetivo a análise sobre a contribuição dos conhecimentos ensinados nos cursos de formação inicial na elaboração e uso do planejamento na prática docente. Fundamentou-se nos autores Tardif (2014), Shulman (2014) e Pimenta (1997). Como metodologia optou-se pela observação de aulas e entrevistas por meio de questionários semiestruturados. Como resultados, a pesquisa revelou que os conhecimentos e saberes didático-pedagógicos mobilizados na formação inicial têm contribuído na ação docente. Verificou-se que os cursos de licenciatura em alguns momentos têm priorizado a formação específica, deixando a formação didática e pedagógica em segundo plano. Quanto à contribuição da formação inicial no momento de planejar as aulas e/ou seguir o planejamento de ensino foi revelado que os professores têm participado da elaboração e seguido o planejamento da instituição.

Palavras-chave

Conhecimentos didático-pedagógicos; Formação inicial; Prática docente.

Autor(a) Correspondente
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