OS CAMPONESES NO MOVIMENTO DE NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR NA MESORREGIÃO DO NORTE E DO SUL GOIANO
Francilane Eulália De Souza
Souza, Francilane Eulália de
Gisele Leite Bibiano
Bibiano, Gisele Leite
Tainara Alves De Jesus Abe
Abe, Tainara Alves de Jesus
Daniela Lopes Rocha
Rocha, Daniela Lopes
08/03/2023
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TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO DO ESTADO DE GOIÁS
O principal objetivo nesse artigo foi apresentar as reflexões ligadas a pesquisa sobre os impactos do fechamento de escolas no campo na mesorregião do Sul e do Norte do estado de Goiás. Para a efetivação da pesquisa foi de suma importância a pesquisa bibliográfica, a consulta on-line em sítios que disponibilizam pesquisas ligadas à educação no Brasil, tais como informações estatísticas, mais precisamente os micro dados do Censo Escolar do Estado de Goiás, disponível no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do ano de 2007 a 2019 e principalmente a pesquisa de campo com entrevistas estruturadas. O fechamento das escolas no campo tem resultado em drásticas consequências para o camponês, como o alto índice de analfabetismo no campo e/ou o transporte de alunos do campo para a cidade. Tais fatos contribuem para que os alunos camponeses percam a identidade com o seu território e busquem o espaço urbano para fixarem, definitivamente, sua moradia, contribuindo para o esvaziamento do campo.
Campesinato, Fechamento de escolas no campo, Desterritorialização, Educação do campo.
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