OS CAMPONESES NO MOVIMENTO DE NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR NA MESORREGIÃO DO NORTE E DO SUL GOIANO

Code: 230211900
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Título

OS CAMPONESES NO MOVIMENTO DE NEGAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR NA MESORREGIÃO DO NORTE E DO SUL GOIANO

Autores(as):
  • Francilane Eulália De Souza

    Souza, Francilane Eulália de

  • Gisele Leite Bibiano

    Bibiano, Gisele Leite

  • Tainara Alves De Jesus Abe

    Abe, Tainara Alves de Jesus

  • Daniela Lopes Rocha

    Rocha, Daniela Lopes

DOI
10.37885/230211900
Publicado em

08/03/2023

Páginas

13-35

Capítulo

1

Resumo

O principal objetivo nesse artigo foi apresentar as reflexões ligadas a pesquisa sobre os impactos do fechamento de escolas no campo na mesorregião do Sul e do Norte do estado de Goiás. Para a efetivação da pesquisa foi de suma importância a pesquisa bibliográfica, a consulta on-line em sítios que disponibilizam pesquisas ligadas à educação no Brasil, tais como informações estatísticas, mais precisamente os micro dados do Censo Escolar do Estado de Goiás, disponível no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, do ano de 2007 a 2019 e principalmente a pesquisa de campo com entrevistas estruturadas. O fechamento das escolas no campo tem resultado em drásticas consequências para o camponês, como o alto índice de analfabetismo no campo e/ou o transporte de alunos do campo para a cidade. Tais fatos contribuem para que os alunos camponeses percam a identidade com o seu território e busquem o espaço urbano para fixarem, definitivamente, sua moradia, contribuindo para o esvaziamento do campo.

Palavras-chave

Campesinato, Fechamento de escolas no campo, Desterritorialização, Educação do campo.

Autor(a) Correspondente
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