OS CAMINHOS PERCORRIDOS NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES NO CONTEXTO DA PANDEMIA, NO SENTIDO DE PRESERVAR O DIREITO A EDUCAÇÃO

Code: 220308135
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Título

OS CAMINHOS PERCORRIDOS NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES NO CONTEXTO DA PANDEMIA, NO SENTIDO DE PRESERVAR O DIREITO A EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Marcia Saraiva Prudencio Prudêncio

    Prudêncio, Marcia Saraiva Prudencio

  • Elizângela Ribeiro Fraga Fraga

    Fraga , Elizângela Ribeiro Fraga

DOI
10.37885/220308135
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1644-1655

Capítulo

131

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre os caminhos percorridos no município de Serra/ES em 2020, no contexto da pandemia, no sentido de resguardar o direito a educação, sem desconsiderar o direito à vida, salientando a importância do diálogo e do pensar coletivamente, no sentido de como assegurar o cumprimento efetivo e eficaz da legislação educacional e na manutenção do vínculo com as criancas/estudantes e garantir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Dialogou-se com os conceitos de qualidade (CURY, 2010; PARO, 2007), diálogo e esperança (FREIRE, 1979; 1999; 2001; 2014) e formação (NÓVOA, 1991). Em relação a metodologia tomou-se como base metodológica Gil (1991), Esteves (2002) e Minayo (1994). A metodologia da escuta foi utilizada para entendimento sobre a realidade pandêmica, daqueles e daquelas em situação problemática, seus olhares e necessidades, objetivando reduzir os impactos da pandemia e barrar as desigualdades educacionais que já existiam, mas que foram ampliadas.

Palavras-chave

Pandemia, Educação, Vida, Qualidade.

Autor(a) Correspondente
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