OS CAMINHOS PERCORRIDOS NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES NO CONTEXTO DA PANDEMIA, NO SENTIDO DE PRESERVAR O DIREITO A EDUCAÇÃO

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Título

OS CAMINHOS PERCORRIDOS NO MUNICÍPIO DA SERRA/ES NO CONTEXTO DA PANDEMIA, NO SENTIDO DE PRESERVAR O DIREITO A EDUCAÇÃO

Autores(as):
  • Marcia Saraiva Prudencio Prudêncio

  • Elizângela Ribeiro Fraga Fraga

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220308135
    Publicado em

    01/05/2022

    Páginas

    1644-1655

    Capítulo

    131

    Resumo

    Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre os caminhos percorridos no município de Serra/ES em 2020, no contexto da pandemia, no sentido de resguardar o direito a educação, sem desconsiderar o direito à vida, salientando a importância do diálogo e do pensar coletivamente, no sentido de como assegurar o cumprimento efetivo e eficaz da legislação educacional e na manutenção do vínculo com as criancas/estudantes e garantir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem. Dialogou-se com os conceitos de qualidade (CURY, 2010; PARO, 2007), diálogo e esperança (FREIRE, 1979; 1999; 2001; 2014) e formação (NÓVOA, 1991). Em relação a metodologia tomou-se como base metodológica Gil (1991), Esteves (2002) e Minayo (1994). A metodologia da escuta foi utilizada para entendimento sobre a realidade pandêmica, daqueles e daquelas em situação problemática, seus olhares e necessidades, objetivando reduzir os impactos da pandemia e barrar as desigualdades educacionais que já existiam, mas que foram ampliadas.

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    Palavras-chave

    Pandemia, Educação, Vida, Qualidade.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH III

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