OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS NAS ALTERAÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS APÓS PROLONGADO PERÍODO DE INTERNAÇÃO PARA TRATAMENTO DA COVID- 19.

Code: 221110753
7
3
Título

OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS NAS ALTERAÇÕES MUSCULOESQUELÉTICAS APÓS PROLONGADO PERÍODO DE INTERNAÇÃO PARA TRATAMENTO DA COVID- 19.

Autores(as):
  • Scheila Defante Peres

    Peres, Scheila Defante

  • Cássia Valeska Torati

    Torati, Cássia Valeska

  • Carlos Eduardo Do Carmo Souza

    Souza, Carlos Eduardo do Carmo

  • Alendiana Dos Santos Silva

    Silva, Alendiana Santos

  • Priscila Margon Bada

    Bada, Priscila Margon

  • Ravena Santos Raulino

    Raulino, Ravena Santos

  • Juliana Sigiliano Mendes Ferreira

    Ferreira, Juliana Sigiliano Mendes

  • Edna Aparecida Silveira

    Silveira, Edna Aparecida

  • Bianca Maria Franco Pereira

    Pereira, Bianca Maria Franco

DOI
10.37885/221110753
Publicado em

31/01/2023

Páginas

100-107

Capítulo

7

Resumo

A Covid- 19 é uma doença que surgiu na China provocada pela contaminação com o vírus SARS- CoV- 2 e em pouco tempo foi considerada uma pandemia que vem fazendo vítimas em todo o mundo. Na sua forma mais grave os pacientes têm evoluído com a necessidade de internação que variam de poucos até longos dias ficando restritos aos leitos e consequentemente adquirindo os efeitos deletérios da pouca mobilidade ou da própria imobilidade. Este trabalho é uma revisão bibliográfica de artigos publicados em revistas de cunho científico no meio acadêmico informativo, cujo os objetivos são descrever o surgimento da Covid -19, assim como os prejuízos causados no sistema musculoesquelético durante internação dos pacientes acometidos pelo vírus SARS CoV-2 e por fim descrever os benefícios observados com a prática de exercícios e mobilizações nesses pacientes após prolongado período de hospitalização para o tratamento da Covid-19. Portanto, esse estudo é de grande relevância para saúde pública mundial, pois contribui na orientação, prevenção e tratamento do descondicionamento causado pelo repouso que habitualmente é necessário entre os pacientes internados para o tratamento da Covid-19. Conclui-se que novos estudos devem ser incentivados para capacitar cada vez mais os profissionais minimizando as alterações musculoesqueléticas nesses pacientes.

Palavras-chave

alterações musculoesqueléticas, covid-19, fisioterapia

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.