OS AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE E A IMPORTÂNCIA DA SUA REALIZAÇÃO DE FORMA PRECOCE
OS AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE E A IMPORTÂNCIA DA SUA REALIZAÇÃO DE FORMA PRECOCE
José Aderval Aragao
Taynara Menezes Ramos
Vitoria Oliveira Reis
Rayssa Mirelle Santos Carvalho
Rafael Valença de Souza Santos
Victória Hora Mendonça de Oliveira
Roberta Visniewski Ximenes
Francisco Prado Reis
02/06/2021
290-304
20
Contexto: A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, afetando as mulheres em idade reprodutiva, com quadro sintomatológico inespecífico de inflamação, dismenorréia, dor pélvica crônica, dispareunia e infertilidade, propiciando muitas vezes um diagnóstico em estágios mais avançados e, consequentemente, maiores complicações. Por isso a importância do diagnóstico precoce e menos invasivo, visando um menor impacto na qualidade de vida das pacientes. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa a respeito da importância dos avanços, para a efetuação, de forma precoce, do diagnóstico da endometriose. Metodologia: Revisão integrativa da literatura com pesquisa realizada na base de dados PubMed, tendo como critérios de inclusão trabalhos publicados nos últimos cinco anos, nos idiomas inglês e português, localizáveis através dos descritores: “endometriosis”, “advances” e “diagnosis” combinados pelo uso do operador booleano AND, e excluídos, os artigos que não abordassem o tema de estudo, nem respondessem à questão norteadora. Resultado: Os estudos ressaltam a possibilidade de um diagnóstico precoce e menos invasivo da endometriose através de avanços nos exames de imagem e, principalmente, no uso de biomarcadores como citocinas, interleucinas, glicoproteínas, ácido ribonucleico ou micro RNA (miRNA), autoanticorpos e fatores de angiogênese. Conclusão: Apesar dos avanços, faz-se necessário estudos mais aprofundados para que as novas ferramentas contribuam de forma positiva no diagnóstico da endometriose.
Ler mais...Endometriose, Útero, Endométrio, Biomarcadores, Glicodelina, Aprovação de Teste para Diagnóstico, Desenvolvimento Tecnológico.
SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO: POLÍTICAS, PROGRAMAS E ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.