OS ARRANJOS DO AUDIOVISUAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO DE FILMES NO BRASIL E PORTUGAL

Code: 220207648
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Título

OS ARRANJOS DO AUDIOVISUAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO DE FILMES NO BRASIL E PORTUGAL

Autores(as):
  • Renata Santos

    SANTOS, R.F.

  • Leandro José de Mendonça

    MENDONÇA, L.J.L.R.

DOI
10.37885/220207648
Publicado em

31/03/2022

Páginas

1002-1017

Capítulo

75

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH II

Resumo

Este artigo é fruto da tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A finalidade deste foi apresentar uma reflexão sobre os arranjos do audiovisual e as principais políticas públicas desenvolvidas para o cinema. A análise teve como foco entender a organização das empresas que compõem os setores de distribuição e exibição de filmes no Brasil e em Portugal. A pesquisa de natureza qualitativa, com finalidade exploratória, utilizou como metodologia o Estudo de Caso, que levou à percepção de que ainda há necessidade de maior divulgação e desenvolvimento de estratégias e Políticas Públicas que tragam benefícios mais concretos aos envolvidos, em específico ao setor de distribuição, já que boa parte dos incentivos é direcionada à produção de filmes, fazendo com que as distribuidoras assumam alguns riscos da cadeia produtiva do audiovisual, sem maiores garantias e apoio dos órgãos reguladores. Assim, o estudo teve como resultado a análise das distribuidoras e exibidoras de filmes de dois países de língua portuguesa no ano de 2016, possibilitada por uma pesquisa com os gestores das principais empresas dos setores, que implicou a realização de 13 entrevistas, sendo 8 em Lisboa e 5 nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, a fim de verificar a realidade e os impactos da Economia Criativa sobre estas.

Palavras-chave

Arranjos institucionais, Audiovisual, Economia Criativa, Políticas Públicas.

Autor(a) Correspondente
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