ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA, SORO POSITIVO E HOMOSSEXUALIDADE: PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E ACEITABILIDADE A PARTIR DO ESPAÇO-TEMPO DE SALA DE AULA

Code: 230212129
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Título

ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA, SORO POSITIVO E HOMOSSEXUALIDADE: PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E ACEITABILIDADE A PARTIR DO ESPAÇO-TEMPO DE SALA DE AULA

Autores(as):
  • Christiane Silva

    SILVA, Christiane

  • Adriana Bordino

    BORDINO, Adriana

  • Júlio Corrêa

    CORRÊA, Júlio

  • Luciana Moraes

    MORAES, Luciana

  • Luciano Morais

    MORAIS, Luciano

DOI
10.37885/230212129
Publicado em

31/03/2023

Páginas

338-352

Capítulo

27

Resumo

O referido artigo tem como objetivo Promover uma analise critico-reflexiva acerca da orientação/educação sexual realizada na escola na figura do professor de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental como forma de diminuir a discriminação e preconceito acerca da sexualidade, Pessoa Vivendo com HIV/AIDS - PVHA, homossexualidade, gênero na Região Metropolitana Belém Estado do Pará. Para tanto se optou por realizar uma investigação do tipo Estudo de Caso exploratório descritivo de cunho misto. A pesquisa envolverá: gestores municipais das Secretarias de Educação, professores de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e PVHA’s da Rede de Atendimento. A coleta de dados será realizado via questionário google forms destinados aos professores e PVHA’s e entrevista de forma presencial junto aos gestores. Tomou-se como base teórica de discussão os seguintes autores: Vainfas(1977), Daniel; Baudry (1977), Foucault (1984), Fonseca et al (2000), Scheffer (2000), Brasil (2004/2011), Reis;Gil(2010), Dantas et al (2015) dentre outros e analise dos dados colhidos Bardin(1977) e software MAXQDA. A pesquisa nos dará dados para instrumentalizar professores do Ensino Fundamental no desenvolvimento do trabalho pedagógico de orientação /educação sexual. Observou-se ainda de forma parcial que os professores não possuem informações adequadas acerca da sexualidade e quando necessitam orientar algum aluno(a) esbaram nas questões familiares, religiosas e culturais. Conclui-se que há necessidade de instrumentalizar o professor acerca de conteúdos e conceitos sobre a sexualidade no quer se refere: HIV/AIDS, PVHA’s, IST’s, gênero.

Palavras-chave

Discriminação, Preconceito, HIV/AIDS, Sexualidade, Homossexualidade e Gênero.

Autor(a) Correspondente
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