ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO PRÉ-VESTIBULAR: TEORIA E PRÁTICA

Code: 200400195
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Título

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO PRÉ-VESTIBULAR: TEORIA E PRÁTICA

Autores(as):
  • Marcos Maestri

    Maestri, M.

  • Bruna Regina Braçal

    Braçal, B. R.

  • Fernanda Cassim Trombini Rahmen

    Rahmen, F. C. T.

DOI
10.37885/200400195
Publicado em

15/06/2020

Páginas

220-226

Capítulo

26

Resumo

Este trabalho aborda a importância da orientação profissional no contexto pré-vestibular, buscando realizar uma reflexão, por meio de breve resgate teórico, acerca dos conflitos decorrentes da escolha da profissão e do ingresso no ensino superior. O objetivo é instrumentalizar / subsidiar o jovem para desenvolver o autoconhecimento, superando e lidando com possíveis entraves que possam ocorrer no processo da escolha profissional por fatores externos e internos. A metodologia foi de revisão de literatura sobre aspectos teóricos e práticos para uma intervenção em jovens pré-vestibulandos. Os resultados apontam que são várias dúvidas e questionamentos quando o assunto é a preparação para a entrada no ensino superior e o processo de escolha profissional. Diante disso, o trabalho propõe, além de uma base teórica, uma atividade prática, composta de seis encontros, orientados por psicólogo escolar, via técnica grupal. Concluiu-se que, a partir dessa intervenção, visando o autoconhecimento e a ampliação do conhecimento sobre as possíveis profissões a serem escolhidas, a tensão e os conflitos tendem a diminuir.

Palavras-chave

orientação, profissional, pré-vestibular, escolha, profissional

Autor(a) Correspondente
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