ORDENS E CLASSES DE UM NÚMERO NATURAL: O JOGO DE PERCEPÇÃO DE CONCEITOS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO

Code: 210404314
Downloads
19
Views
212
Compartilhe
Título

ORDENS E CLASSES DE UM NÚMERO NATURAL: O JOGO DE PERCEPÇÃO DE CONCEITOS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO

Autores(as):
  • William Moura da Silva

  • Vívia Dayana Gomes dos Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404314
    Publicado em

    02/06/2021

    Páginas

    356-369

    Capítulo

    24

    Resumo

    O presente estudo trata de um relato a respeito de um experimento realizado duranteuma aula prática da disciplina Laboratório de Ensino da Matemática I. Esta disciplina fazparte da grade curricular do curso superior de Licenciatura em Matemática ofertado peloInstituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo deste experimento buscacompreender de forma concreta as duas das quatro operações básicas no conjunto dosnúmeros naturais por meio do Material Dourado. Geralmente, as pessoas têm dificuldade emresolver problemas matemáticos elementares porque não possuem o domínio dos conceitosbásicos no conjunto dos Números Naturais, o que inclui a compreensão e manipulaçãooperacional em torno das quatro operações básicas da matemática: adição, subtração,multiplicação e divisão. Analisamos e percebemos que com o uso do Material Dourado paraensinar os conceitos básicos a respeito da Adição e da Subtração, é possível proporcionar aosestudantes a compreensão da relação existente entre o conceito intuitivo por trás de cadaoperação e a técnica operatória do cálculo escrito. Para realização deste estudo foiconsiderado uma abordagem qualitativa e como referencial teórico para o desenvolvimentosda atividade proposta pelo professor da disciplina de Laboratório, foram consideradas asideias de Lorenzato (2010), quando trata do uso dos Materiais Didático Manipulável e de Pais(2008), em seus estudos sobre a Aprendizagem de Conceitos. Espera-se que este estudo possacontribuir no processo de formação docente, haja vista a necessidade do conhecimento demetodologias para nortear a formação do futuro professor de matemática.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Ensino, Matemática, Material Dourado, Números Naturais.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar