ORDENS E CLASSES DE UM NÚMERO NATURAL: O JOGO DE PERCEPÇÃO DE CONCEITOS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO

Code: 210404314
19
10
Título

ORDENS E CLASSES DE UM NÚMERO NATURAL: O JOGO DE PERCEPÇÃO DE CONCEITOS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO

Autores(as):
  • William Moura da Silva

    Silva, William Moura da

  • Vívia Dayana Gomes dos Santos

    Santos, Vívia Dayana Gomes dos

DOI
10.37885/210404314
Publicado em

02/06/2021

Páginas

356-369

Capítulo

24

Resumo

O presente estudo trata de um relato a respeito de um experimento realizado duranteuma aula prática da disciplina Laboratório de Ensino da Matemática I. Esta disciplina fazparte da grade curricular do curso superior de Licenciatura em Matemática ofertado peloInstituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo deste experimento buscacompreender de forma concreta as duas das quatro operações básicas no conjunto dosnúmeros naturais por meio do Material Dourado. Geralmente, as pessoas têm dificuldade emresolver problemas matemáticos elementares porque não possuem o domínio dos conceitosbásicos no conjunto dos Números Naturais, o que inclui a compreensão e manipulaçãooperacional em torno das quatro operações básicas da matemática: adição, subtração,multiplicação e divisão. Analisamos e percebemos que com o uso do Material Dourado paraensinar os conceitos básicos a respeito da Adição e da Subtração, é possível proporcionar aosestudantes a compreensão da relação existente entre o conceito intuitivo por trás de cadaoperação e a técnica operatória do cálculo escrito. Para realização deste estudo foiconsiderado uma abordagem qualitativa e como referencial teórico para o desenvolvimentosda atividade proposta pelo professor da disciplina de Laboratório, foram consideradas asideias de Lorenzato (2010), quando trata do uso dos Materiais Didático Manipulável e de Pais(2008), em seus estudos sobre a Aprendizagem de Conceitos. Espera-se que este estudo possacontribuir no processo de formação docente, haja vista a necessidade do conhecimento demetodologias para nortear a formação do futuro professor de matemática.

Palavras-chave

Ensino, Matemática, Material Dourado, Números Naturais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.