ORÇAMENTO FAMILIAR: VOCÊ TEM CALCULADO ?

Code: 201102296
10
5
Título

ORÇAMENTO FAMILIAR: VOCÊ TEM CALCULADO ?

Autores(as):
  • Alessandra Heidrich

    Heidrich, Alessandra

  • Érica Iasmim Dannehl

    Dannehl, Érica Iasmim

  • Maria Heloisa Witt

    Witt, Maria Heloisa

DOI
10.37885/201102296
Publicado em

04/02/2021

Páginas

562-576

Capítulo

37

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma atividade realizada em sala de aula, na disciplina de Matemática, com os estudantes de 9º ano, que após estudo do conteúdo de juros simples e composto constatou-se a dificuldade dos estudantes em entender e trabalhar certos conceitos matemáticos. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar e trabalhar o conteúdo de porcentagem e transformações dos números, bem como associar o tema ao cotidiano do estudante, tendo como base o livro didático estudado no presente ano e a pesquisa de cada aluno realizada com suas famílias. O projeto foi desenvolvido em diversos momentos, a fim de investigar a educação financeira no âmbito familiar. O desenvolvimento do trabalho aconteceu de modo onde foi calculada a porcentagem de cada gasto familiar mensalmente e construído um gráfico para representar estes dados, para então conhecer e compreender o funcionamento e a importância da porcentagem em nossa rotina. Durante a aplicação do projeto, compreendeu-se que a matemática financeira contextualizada com a realidade familiar leva o aluno a interessar-se mais e assim aprenda a gerenciar e repensar os gastos pessoais e familiares com mais clareza. A aplicação deste trabalho com os estudantes concerniu em observar os benefícios da educação financeira. É perceptível a evolução crescente na aprendizagem e no entusiasmo dos alunos quanto ao conteúdo. Compreendeu-se que com o presente estudo, a necessidade de os estudantes se organizarem e agirem de forma sensata em relação aos assuntos financeiros e compreender as consequências positivas e negativas de diferentes ações.

Palavras-chave

Matemática Financeira; Porcentagem; Educação Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.