ONDULATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 230312370
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Título

ONDULATÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Emerson Da Cruz França

    França, Emerson da Cruz

  • Welberth Santos Ferreira

    FERREIRA, W. S.

  • Edvan Moreira

    Moreira, Edvan

DOI
10.37885/230312370
Publicado em

29/03/2023

Páginas

12-19

Capítulo

1

Resumo

Um dos grandes desafios do ensino de forma geral e de forma específica ligados aos conteúdos de física é a falta de motivação dos alunos em relação aos temas apresentados a eles, devido à metodologia utilizada pelo professor, muitas vezes desconectada da realidade dos alunos, em especial na disciplina de ciências no ensino fundamental que engloba os conceitos de física nos anos finais. Por isso, o objetivo deste relato tem por base mostrar que é possível facilitar o aprendizado do ensino da física através do uso de simulações interativas. Estas simulações são uma alternativa apontada para alguns dos dilemas do ensino de física, como a abordagem tradicional embasada na memorização de equações e repetição de seu uso na resolução de exercícios. Nesse caso, em meio a esse dilema no ensino da física, o uso da simulação, ao também associar-se com a motivação, tem possibilidades de maximizar a aprendizagem. Mediante isso considera-se, que o campo do ensino de Física deve avançar nas discussões sobre o tema, fortalecer as pesquisas sobre as simulações interativas no ensino e seu uso e, considerar que sua presença tem potencial para a superação das problemáticas ainda presentes no contexto escolar.

Palavras-chave

Ensino, Física, Simulação

Autor(a) Correspondente
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