OLHARES SOBRE O ENTORNO ESCOLAR EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE PLANEJAMENTOS SIGNIFICATIVOS

Code: 200500319
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Título

OLHARES SOBRE O ENTORNO ESCOLAR EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE PLANEJAMENTOS SIGNIFICATIVOS

Autor(a):
  • Jéssica Maís Antunes

    Antunes, Jéssica

DOI
10.37885/200500319
Publicado em

21/07/2020

Páginas

136-140

Capítulo

17

Resumo

Este trabalho trata de uma análise sócio-antropológica feita a partir de uma pesquisa de campo o entorno de uma escola da rede municipal situada na cidade de Jaguarão/RS. Esta proposta foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em seu subprojeto Alfabetização e Educação Inclusiva. Este subprojeto busca compreender uma forma de estabelecer vínculos entre os diversos atores do ambiente escolar, fazendo uso de uma pedagogia dinâmica e interventiva de superação das dificuldades de aprendizagem. Para tanto, as ferramentas escolhidas para a realização da mesma foram entrevistas com a equipe diretiva, questionários aplicados com os docentes e observação do entorno da escola. A partir dos resultados constatamos o entorno escolar não é o único fator que influência nos processos de aprendizagem, pois a escolha de um planejamento adequado e uma intervenção adequada possibilita uma maior humanização do ambiente escolar, permitindo resultados positivos para toda a comunidade, principalmente para a formação de cidadãos mais participativos.

Palavras-chave

entorno, escolar, planejamento, docência

Autor(a) Correspondente
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