OLHAR CRÍTICO SOBRE A GESTÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA

Code: 201202411
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Título

OLHAR CRÍTICO SOBRE A GESTÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA

Autor(a):
  • Eduardo Mauricio Moreno Pinto

    Pinto, Eduardo Mauricio Moreno

DOI
10.37885/201202411
Publicado em

04/02/2021

Páginas

577-595

Capítulo

38

Resumo

O artigo tem como ponto de partida o contexto vivido em 2020, momento que todo o planeta deparou-se com a problemática da pandemia gerada pela COVID-19, no Brasil, houve a acentuação das desigualdades sociais. Nesse contexto, inicio o processo de compreensão dos reflexos dessa situação no campo da Educação Crítica, através das discussões sobre a desigualdade educacional. Existem complexidades em lidar com este tipo de informação, pois trata-se do movimento de compreensão sobre as pessoas e do Currículo Crítico a partir da fenomenologia. Portanto, algumas das referências bibliográficas já estavam realizando reflexões desde o século passado sobre os impactos da desigualdade social no campo da Educação. O objetivo do artigo está em sensibilizar os(as) Professor(as) através da organização de informações que possibilitem a própria reflexão e a construção de sentido ao currículo, trata-se da valorização do protagonismo dos(as) Professores(as) neste processo que propõe a concepção de currículo contendo estratégias de ensino e de aprendizagem que contribuam para minimização das desigualdades sociais. Utilizo determinado instrumento pedagógico, real e possível de ser implementado em sala de aula, fundamentado na Gestão Curricular de Matemática. Enfim, a importância da conscientização deste movimento está vinculado com a condição de que a disciplina de matemática possui limitações quando estamos diante de termos genéricos, por exemplo, o termo desigualdade social, mas a disciplina não exclui-se desta obrigação de tratar/considerar sobre a temática. Ao mesmo tempo, atuar diante de um currículo de matemática aberto e flexível dialoga com a ideia do estudante protagonista.

Palavras-chave

Educação Crítica; Currículo; Gestão Curricular; Desigualdade Social; Desigualdade Educacional

Autor(a) Correspondente
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