OLHAR CRÍTICO SOBRE A GESTÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA

Code: 201202411
Downloads
8
Views
68
Compartilhe
Título

OLHAR CRÍTICO SOBRE A GESTÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA

Autor(a):
  • Eduardo Mauricio Moreno Pinto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201202411
    Publicado em

    04/02/2021

    Páginas

    577-595

    Capítulo

    38

    Resumo

    O artigo tem como ponto de partida o contexto vivido em 2020, momento que todo o planeta deparou-se com a problemática da pandemia gerada pela COVID-19, no Brasil, houve a acentuação das desigualdades sociais. Nesse contexto, inicio o processo de compreensão dos reflexos dessa situação no campo da Educação Crítica, através das discussões sobre a desigualdade educacional. Existem complexidades em lidar com este tipo de informação, pois trata-se do movimento de compreensão sobre as pessoas e do Currículo Crítico a partir da fenomenologia. Portanto, algumas das referências bibliográficas já estavam realizando reflexões desde o século passado sobre os impactos da desigualdade social no campo da Educação. O objetivo do artigo está em sensibilizar os(as) Professor(as) através da organização de informações que possibilitem a própria reflexão e a construção de sentido ao currículo, trata-se da valorização do protagonismo dos(as) Professores(as) neste processo que propõe a concepção de currículo contendo estratégias de ensino e de aprendizagem que contribuam para minimização das desigualdades sociais. Utilizo determinado instrumento pedagógico, real e possível de ser implementado em sala de aula, fundamentado na Gestão Curricular de Matemática. Enfim, a importância da conscientização deste movimento está vinculado com a condição de que a disciplina de matemática possui limitações quando estamos diante de termos genéricos, por exemplo, o termo desigualdade social, mas a disciplina não exclui-se desta obrigação de tratar/considerar sobre a temática. Ao mesmo tempo, atuar diante de um currículo de matemática aberto e flexível dialoga com a ideia do estudante protagonista.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Educação Crítica; Currículo; Gestão Curricular; Desigualdade Social; Desigualdade Educacional

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar