ÓLEO ESSENCIAL IN NATURA DA PLANTA STACHYTARPHETA CAYENNENSIS (VERBENACEAE): CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA POR GC-MS

Code: 210604906
24
7
Título

ÓLEO ESSENCIAL IN NATURA DA PLANTA STACHYTARPHETA CAYENNENSIS (VERBENACEAE): CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA POR GC-MS

Autores(as):
  • Edenilson dos Santos Niculau

    Niculau, Edenilson dos Santos

  • Pedro Cordeiro Toledo Lima

    Lima, Pedro Cordeiro Toledo

  • Wanderson Ferreira da Silva

    Silva, Wanderson Ferreira da

DOI
10.37885/210604906
Publicado em

01/07/2021

Páginas

117-125

Capítulo

7

Resumo

A espécie Stachytarpheta cayennensis (Verbenaceae) conhecida popularmente como Gervão, gervão-roxo, gervão-azul, chá-do-brasil ou verônica, é típica da América tropical, sendo nativa do Brasil, mas também pode ser encontrada em outros países como Havaí, Austrália e Índia. A planta é empregada na medicina popular, tais como: antipiréticos, estomáquicos, no tratamento de doenças hepáticas crônicas, no tratamento de pessoas nos estados gripais, ação febrífuga, antitussígena e antitérmica. Pelo nosso conhecimento, a composição química de seu óleo essencial é desconhecida até o presente momento. Dessa forma, o presente trabalho buscou isolar o óleo essencial (OE) desta planta e determinar a composição química por GC-MS. O OE das folhas desta planta foi isolado por 2 métodos e caracterizados por GC-MS: hidrodestilação por Clevenger seguido de partição com acetato de etila (HCA) e hidrodestilação por Clevenger seguido de partição com hexano (HCH). Os rendimentos (m/v) dos óleos essenciais (OEs) foram de 0,2% para o método HCA e 0,07% para o método HCH. As análises por GC-MS mostraram que o perfil químico dos OEs isolados pelos dois métodos é diferente. Por HCA, os principais compostos identificados foram: furfural; 4-hidroxi-4-metil-2-pentanone; 2-butóxi-etanol; 3-hexen-1-ol; benzenoacetaldeído; terpineol; panaxjarino A e metil 7-metilciclopenta[c]piran-4-carboxilato, enquanto que pelo método HCH, as principais substâncias identificadas foram: (3Z)-octen-2-ol; metil 7-metilciclopenta[c]piran-4-carboxilato e citronelol. As técnicas empregadas neste trabalho evidenciam a importância de conhecer a composição química do óleo essencial da planta estudada, haja vista que alguns desses compostos tem potencial para aplicações biológicas em diversas áreas, inclusive na agricultura.

Palavras-chave

Composição Química, Cromatografia gasosa, Espectrometria de massas, Terpenos, metil 7-metilciclopenta[c]piran-4-carboxilato

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.