OFICINAS EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO DE PACIENTES ONCO-HEMATOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Graziele Barbosa de Oliveira
Oliveira, Graziele Barbosa de
Victor Lima Santos Paula
Paula, Victor Lima Santos
Lara Ramos Santos
Santos, Lara Ramos
Rebeca Andrade Trajano
Trajano, Rebeca Andrade
Leonardo Correia Santana Decanio
Decanio, Leonardo Correia Santana
Camila de Amorim Viana Lima
Lima, Camila de Amorim Viana
Mariana Moitinho Freire Queiroz da Silva
Silva, Mariana Moitinho Freire Queiroz da
Tamirys da Silva de Araújo
Araújo, Tamirys da Silva de
Maria Carolina Ortiz Whitaker
Whitaker, Maria Carolina Ortiz
Juliana Bezerra do Amaral
Amaral, Juliana Bezerra do
31/08/2021
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EDUCAÇÃO, TRABALHO E GESTÃO NA SAÚDE: REFLEXÕES, REFLEXOS E AÇÕES
Este relato de experiência tem como objetivo relatar a condução de oficinas educativas para a promoção do autocuidado de pacientes hospitalizados nas unidades de internação do serviço de Onco-hematologia em um Hospital Universitário. As oficinas educativas surgiram a partir da necessidade e importância em preparar o indivíduo com doença onco-hematológica em situação de internação hospitalar para o momento da alta, a fim de que seja dada continuidade ao processo de cuidado com qualidade. Para a construção e desenvolvimento das oficinas, foram estabelecidas 3 etapas: Planejamento das oficinas; Implementação e Avaliação. Estas, tiveram como resultado uma apropriação dos pacientes por meio de aprendizagem acerca do próprio processo fisiopatológico, permitindo que o usuário e/ou seu acompanhante refletissem sobre o seu cotidiano e identificassem as atitudes positivas e negativas referentes ao autocuidado. Desta forma, essas atividades baseadas na educação em saúde, proporcionaram, além da interação interpessoal, um ambiente de aprendizado, imerso em propostas lúdicas que promoveram momentos de bem-estar físico e mental.
Educação em saúde, Hematologia, Autocuidado.
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