OFICINA DE PRIMEIROS SOCORROS COM PROFISSIONAIS E PACIENTES DE UM AMBULATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
OFICINA DE PRIMEIROS SOCORROS COM PROFISSIONAIS E PACIENTES DE UM AMBULATÓRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carliane Da Conceição Machado Sousa
Hiugo Santos do Vale
Jaqueline da Cunha Morais
Sara Sabrina Vieira Cirilo
Mariana Rodrigues da Rocha
Raquel dos Santos Lima
Marcos Alexandre Lima Costa
Soray de Oliveira Vieira
Fabrina Ravenna Saraiva da Silva
Helton Pereira Dos Santos
10/09/2020
263-271
23
INTRODUÇÃO: Os primeiros socorros são procedimentos de emergência fornecidos à uma vítima de acidente ou mal súbito, com os objetivos de manutenção da vida e de minimização de complicações decorrentes do acontecimento. As ações e intervenções aplicadas nesse primeiro contato devem ser de qualidade e eficientes. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma oficina de noções de primeiros socorros realizada com profissionais e pacientes de um ambulatório universitário ministrada por uma enfermeira residente de saúde da família. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência de uma oficina sobre noções de primeiros socorros, que teve como público alvo os profissionais e pacientes do ambulatório da Universidade Estadual do Maranhão na cidade de Caxias – MA no mês de setembro de 2019 em que a facilitadora foi uma residente de enfermagem de Saúde Família da Universidade Estadual do Maranhão. RELATO DA EXPERIÊNCIA: A oficina aconteceu no turno vespertino, durou 4 horas e 00 minutos e foi composto por 13 participantes sendo 6 homens e 7 mulheres, com a faixa etária média de 20-40 anos. As profissões foram as mais diversas: auxiliar em serviços gerais, porteiro, estudante universitário, assistente administrativo, técnico de enfermagem, entre outras. A oficina foi composta por momentos distintos em que foi mesclado entre a atualização dos saberes por meio da explanação com o auxílio do datashow; a discussão de forma participativa sobre as dúvidas, conhecimentos prévios dos participantes, experiências e as estratégias já utilizadas por eles e o momento prático em que eram colocados situações problemas e os participantes eram convidados a resolvê-las por meio de simulações. CONCLUSÃO: A troca pedagógica viabilizada pelo diálogo foi importante tanto para os participantes como para a facilitadora, uma vez que ampliou o olhar de todos não somente pelas técnicas ali experienciadas, como também pelas vivências trocadas.
Ler mais...Primeiros Socorros; Educação em Saúde; Relato
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.