OBTENÇÃO DE FARINHAS DAS CASCAS DE CUPUAÇU E PITOMBA: ANÁLISE BROMATOLÓGICA E FITOQUÍMICA
OBTENÇÃO DE FARINHAS DAS CASCAS DE CUPUAÇU E PITOMBA: ANÁLISE BROMATOLÓGICA E FITOQUÍMICA
Gabriela Maria da Silva
Remerson Joaquim de Araújo Moreira
José Elias Cândido
Izaqueu Rodrigues da Silva
Bruno Anderson de Morais
Marcos Juliano Gouveia
Tonny Cley Campos Leite
Amanda Reges de Sena
28/01/2021
431-449
30
A economia brasileira é fortemente baseada na agricultura onde são gerados diversos tipos de resíduos trazendo muitas vezes prejuízo ao meio ambiente e perda de materiais potencialmente valiosos. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi obter farinhas das cascas de cupuaçu e pitomba e avaliar suas características físico-químicas e fitoquímica. As cascas foram secas e moídas para a obtenção das farinhas. As farinhas foram avaliadas em relação às suas características bromatológicas, entre as quais o pH, umidade, cinzas, proteína, lipídio, fibra bruta e valor calórico total. O perfil fitoquímico dos extratos etanólico e hidroalcoólico foi avaliado por meio de cromatografia em camada delgada. A atividade antioxidante foi realizada por meio do método DPPH e do reativo fosfomolibidênio. Após as análises verificou-se que as farinhas possuem características que garantem sua conservação e utilização como ingredientes na formulação de novos produtos além de possuir atividade antioxidante. A farinha das cacas da pitomba apresentou maior teor de fibras e capacidade antioxidante. As farinhas obtidas podem ser incluídas, total ou parcialmente, nas formulações de diversos produtos alimentícios.
Ler mais...Caracterização físico-química, Resíduos agroindustriais, Sustentabilidade, Talisia esculenta, Theobroma grandiflorum.
EXTENSÃO RURAL: PRÁTICAS E PESQUISAS PARA O FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.