O USO DO SIG WEB MAPBIOMAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gutemberg Farias De Alencar
Alencar, Gutemberg Farias de
Vinicius Gomes De Aguiar
Aguiar, Vinicius Gomes de
26/05/2023
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TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS: O ENSINAR E O APRENDER DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
No ensino de Geografia, a Cartografia, pode auxiliar o desenvolvimento de habilidades e desenvolturas tais como leitura, análise e interpretação do espaço, pois possibilita ao aluno entender a distribuição espacial das relações entre sociedade e natureza, ao mesmo tempo em que se apropria de uma técnica fundamental para ampliar habilidades de representar, compreender e interpretar o espaço geográfico (PNLD, 1999).Pazini e Montanha (2005) salientam que atividades cartográficas promovem o desenvolvimento de esquemas mentais que auxiliam na aprendizagem e autonomia intelectual do estudante, reafirmando a importância de se aliar essas atividades com as possibilidades de interação oferecidas pelas inovações tecnológicas relacionadas com a geoinformação.Dito isso, podemos compreender a cartografia na escola de forma a desenvolver o conhecimento para promover a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), bem como as metodologias e as ferramentas que auxiliam o ensino de Geografia, especialmente por meio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) de modo a contribuir como ferramenta didática. [...]
Mapbiomas, Recurso Didático, Ensino de Geografia, Ensino Fundamental.
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