O USO DO MAPA CONCEITUAL E ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE A GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 210605140
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Título

O USO DO MAPA CONCEITUAL E ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE A GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • José Luís Rodrigues Martins

  • Wesley dos Santos Costa

  • Kelly Deyse Segati

  • Emerith Mayra Hungria Pinto

  • Flávia Gonçalves Vasconcelos

  • Janaína Andrea Moscatto

  • Leandro Nascimento da Silva Rodrigues

  • Luciana Vieira Queiroz Labre

  • Raphael Rocha de Oliveira

  • Rodrigo Scaliante de Moura

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210605140
    Publicado em

    31/10/2021

    Páginas

    238-245

    Capítulo

    15

    Resumo

    Objetivo: Apresentar como o uso do mapa conceitual como ferramenta pedagógica no programa de mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPGSTMA) tem contribuído para a ministração da disciplina optativa Saúde, Meio Ambiente e vetores da importância médica no curso de Farmácia do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA. Relato de experiência: A disciplina Saúde, Meio Ambiente e vetores da importância médica no curso de Farmácia tem como foco principal desenvolver o raciocínio crítico sobre as alterações ocorridas no meio ambiente decorrentes do progresso e desenvolvimento, o significado do avanço tecnológico e seus reflexos sobre a saúde humana e ambiental aspectos semelhantes aos temas abordados no programa de mestrado. No final de 2019 a convite da direção do curso para ministrar essa matéria devido estar cursando o mestrado na mesma área notei o tamanho do desafio em usar o conteúdo aprendido no programa de mestrado de uma forma adaptada para a disciplina da graduação. Os discentes foram divididos em cinco grupos, para a criação de 05 mapas conceituais. No primeiro momento foi constituído de uma aula teórica seguindo os temas propostos no plano de ensino. No segundo momento foi realizado a proposta de trabalhado e organização da estratégia e critérios como: autenticidade, qualidade do texto, criatividade, desenvolvimento do mapa conceitual e escolha do tema foi feita através de sorteio aleatório para grupos com até 06 acadêmicos. No terceiro momento foi apresentado mapas conceituais produzidos pelos acadêmicos, apresentados sempre aos finais das aulas com o tema referente a aula dada no mesmo dia servindo como uma revisão dinâmica de conteúdo. Resultados e Discussão: Foram elaborados pelos discente, cinco mapas conceituais na disciplina de Saúde e Meio ambiente, e desta maneira o processo de construção e reconstrução na tentativa de encaixar o conteúdo científico no mapa conceitual, proporcionou ao discente um aprofundamento nos temas e pesquisa em vários livros e bases de dados. Conclusão: O conhecimento adquirido em um programa de mestrado para uma disciplina de mesma área com o uso de metodologias ativas aumentou o interesse dos discentes e proporcionou a diversidade no dia a dia da sala de aula. O uso dessa metodologia ativa no contexto da disciplina de Saúde e Meio Ambiente permitiu um processo de ensino e aprendizagem mais colaborativo e de certa forma eficiente.

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    Palavras-chave

    Ensino. Mapa Conceitual. Aprendizagem. Meio Ambiente.

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