O USO DO LIVRO DIDÁTICO E SUA EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE O LIVRO DE QUÍMICA

Code: 210805850
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Título

O USO DO LIVRO DIDÁTICO E SUA EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM OLHAR SOBRE O LIVRO DE QUÍMICA

Autor(a):
  • Leonardo Augusto Couto Finelli

    Finelli, Leonardo Augusto Couto

DOI
10.37885/210805850
Publicado em

21/11/2021

Páginas

128-141

Capítulo

7

Resumo

O livro didático é recurso de grande importância no processo de Ensino/Aprendizagem. Trata-se de instrumento fácil e significativo acesso à maioria dos alunos e professores. Não obstante, reconhece-se que o mesmo, por si só, não ensina ninguém. É necessário que o livro seja utilizado como um recurso didático, que promova o desenvolvimento de competências necessárias para a vida, tais como a observação, a análise, a crítica, a reflexão e principalmente, a capacidade de estabelecer relações entre os conteúdos apresentados e o seu cotidiano. Neste sentido, realizou-se revisão crítica da literatura de publicações sobre a história do livro didático, assim como sua utilização para o ensino de Química, no contexto brasileiro. Tal teve como objetivo identificar categorias de análise clássicas dos livros didáticos. Os resultados indicaram informações pertinentes da literatura, tanto clássica quanto atual, que expressam, dentre outros, os obstáculos epistemológicos; a abordagem da contextualização; a linguagem utilizada; correlação entre figura e texto; apresentação de exercícios didáticos; a forma de apresentação dos conteúdos; e, o volume de conteúdos explicativos presentes no material. Conclui-se que a seleção desses então não é simples e deve ser refletida pelo professor quanto a que finalidade o mesmo pretendo com o processo educacional que propõe para seus alunos.

Palavras-chave

Educação de Química, Livro Didático, PCN, Reformas educacionais, Indicadores de qualidade.

Autor(a) Correspondente
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