O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Alícia Eliege Da Silva
Silva, Alícia Eliege da
Francisco Rubson Bezerra De Lima
Lima, Francisco Rubson Bezerra de
Luanne Eugênia Nunes
Nunes, Luanne Eugênia
Natalia Carla Fernandes De Medeiros
Medeiros, Natalia Carla Fernandes de
Geovan Figueirêdo De Sá-filho
Sá-Filho, Geovan Figueirêdo de
Louise Helena De Freitas Ribeiro
Ribeiro, Louise Helena de Freitas Ribeiro
30/10/2023
128-139
9
ENSINO HÍBRIDO: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS PARA A GARANTIA DA EFETIVIDADE DO ENSINO
O período de isolamento social tornou necessária a criação de novas estratégias didáticas, onde o ensino presencial teve que ser adaptado ao ensino remoto, trazendo inúmeros desafios para professores e estudantes. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino superior na área da saúde durante a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19, com enfoque nas principais contribuições educacionais. Foi realizada uma revisão integrativa, com buscas nas principais bases de dados conhecidas hoje. Os descritores utilizados foram: “Ensino Remoto”, “Graduação” e “Pandemia”. Após as buscas e análise dos artigos, foram selecionados, como amostra final, 9 artigos científicos. Muito embora a adoção de TICs tenha sido essencial para a continuidade do ensino durante a pandemia e o mesmo tenha apontado para semelhanças em relação ao ensino a distância, suas características são mais próximas ao ensino presencial, devido à interação aluno-professor em tempo real, além disso o emprego de tecnologias educacionais durante a pandemia reforçou diversos aspectos importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, é possível concluir que os ganhos permanentes deixados pela pandemia foi principalmente o impulsionamento do professor se apropriar das novas tecnologias, fazendo com que seja incorporada à educação tradicional presencial as ferramentas descobertas durante o período pandêmico.
TICs, Ensino, Graduação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.