O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Code: 230814087
17
0
Título

O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores(as):
  • Alícia Eliege Da Silva

    Silva, Alícia Eliege da

  • Francisco Rubson Bezerra De Lima

    Lima, Francisco Rubson Bezerra de

  • Luanne Eugênia Nunes

    Nunes, Luanne Eugênia

  • Natalia Carla Fernandes De Medeiros

    Medeiros, Natalia Carla Fernandes de

  • Geovan Figueirêdo De Sá-filho

    Sá-Filho, Geovan Figueirêdo de

  • Louise Helena De Freitas Ribeiro

    Ribeiro, Louise Helena de Freitas Ribeiro

DOI
10.37885/230814087
Publicado em

30/10/2023

Páginas

128-139

Capítulo

9

Resumo

O período de isolamento social tornou necessária a criação de novas estratégias didáticas, onde o ensino presencial teve que ser adaptado ao ensino remoto, trazendo inúmeros desafios para professores e estudantes. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino superior na área da saúde durante a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19, com enfoque nas principais contribuições educacionais. Foi realizada uma revisão integrativa, com buscas nas principais bases de dados conhecidas hoje. Os descritores utilizados foram: “Ensino Remoto”, “Graduação” e “Pandemia”. Após as buscas e análise dos artigos, foram selecionados, como amostra final, 9 artigos científicos. Muito embora a adoção de TICs tenha sido essencial para a continuidade do ensino durante a pandemia e o mesmo tenha apontado para semelhanças em relação ao ensino a distância, suas características são mais próximas ao ensino presencial, devido à interação aluno-professor em tempo real, além disso o emprego de tecnologias educacionais durante a pandemia reforçou diversos aspectos importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, é possível concluir que os ganhos permanentes deixados pela pandemia foi principalmente o impulsionamento do professor se apropriar das novas tecnologias, fazendo com que seja incorporada à educação tradicional presencial as ferramentas descobertas durante o período pandêmico.

Palavras-chave

TICs, Ensino, Graduação.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.