O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORANO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA PÓSGRADUAÇÃO - PROFQUI
Paulo César de Melo
Melo, Paulo César
Mônica Araújo da Silva
Silva, Mônica Araújo
Elitânia da Silva Souza
Souza, Elitânia Silva
Alex Barros de Lima
Lima, Alex Barros
31/01/2023
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TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: A INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLÓGICA EM PESQUISA
RESUMOObjetivo: O presente trabalho versa sobre o uso de metodologias ativas em vários níveis do ensino e foca no ensino superior, graduação, e na pós-graduação com intuito de expor resultados e consequentemente dá uma opção a ser seguida como alternativa às metodologias normalmente utilizadas, versa ainda sobre a aceitação e utilização de metodologias ativas nos vários níveis de ensino. Métodos: Os dados expostos no decorrer do trabalho avultam a metodologia “Rotação por Estações”, metodologia essa utilizada durante a aula no Programa de Mestrado Profissional em Química rede nacional – PROFQUI, objeto deste trabalho. Resultados: Após a realização da aula os alunos foram submetidos a um questionário no google forms acerca da metodologia utilizada e é possível afirmar que a utilização de metodologias possibilita a construção de conhecimento de maneira mais leve e a utilização do Maker, fazer com as próprias mãos, torna o aprendizado mais significativo para os discentes, como é possível aferir no decorrer do trabalho. Conclusão: Com a utilização da metodologia rotação por estações o professor de Química pode unir diversos outros métodos que somados se espera um aumento significativo na participação, engajamento, e por fim na aprendizagem dos alunos.
Metodologias Ativas, Rotação por Estações, Ensino de Química.
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