O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORANO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA PÓSGRADUAÇÃO - PROFQUI

Code: 221211587
15
0
Título

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA FACILITADORANO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA PÓSGRADUAÇÃO - PROFQUI

Autores(as):
  • Paulo César de Melo

    Melo, Paulo César

  • Mônica Araújo da Silva

    Silva, Mônica Araújo

  • Elitânia da Silva Souza

    Souza, Elitânia Silva

  • Alex Barros de Lima

    Lima, Alex Barros

DOI
10.37885/221211587
Publicado em

31/01/2023

Páginas

147-159

Capítulo

10

Resumo

RESUMOObjetivo: O presente trabalho versa sobre o uso de metodologias ativas em vários níveis do ensino e foca no ensino superior, graduação, e na pós-graduação com intuito de expor resultados e consequentemente dá uma opção a ser seguida como alternativa às metodologias normalmente utilizadas, versa ainda sobre a aceitação e utilização de metodologias ativas nos vários níveis de ensino. Métodos: Os dados expostos no decorrer do trabalho avultam a metodologia “Rotação por Estações”, metodologia essa utilizada durante a aula no Programa de Mestrado Profissional em Química rede nacional – PROFQUI, objeto deste trabalho. Resultados: Após a realização da aula os alunos foram submetidos a um questionário no google forms acerca da metodologia utilizada e é possível afirmar que a utilização de metodologias possibilita a construção de conhecimento de maneira mais leve e a utilização do Maker, fazer com as próprias mãos, torna o aprendizado mais significativo para os discentes, como é possível aferir no decorrer do trabalho. Conclusão: Com a utilização da metodologia rotação por estações o professor de Química pode unir diversos outros métodos que somados se espera um aumento significativo na participação, engajamento, e por fim na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave

Metodologias Ativas, Rotação por Estações, Ensino de Química.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.