O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Code: 230312378
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Título

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Daniella Da Silva Lopes

    Lopes, Daniella da Silva

  • Sara Correia De Paula

    Paula, Sara Correia de

DOI
10.37885/230312378
Publicado em

29/03/2023

Páginas

74-79

Capítulo

9

Resumo

O contexto educacional atual provoca o professor para repensar sobre suas práticas pedagógicas, pois o cenário que estamos inseridos modifica-se rapidamente e a escola precisa atualizar-se e acompanhar as inovações. O que se observa é uma tendência na qual o professor é visto como o mediador do conhecimento e o estudante como um ser ativo, protagonista de sua aprendizagem, dotado de conhecimentos prévios e em busca de satisfazer suas curiosidade e anseios. Outro aspecto a ser considerado é que o próprio ensino de Ciências sofreu mudanças significativas quanto às concepções de como se constrói o conhecimento científico, bem como sua utilização no cotidiano. Mapas conceituais podem ser considerados como esquemas para estruturar conceitos estudados de maneira sintetizada e organizada. Esses esquemas estão fortemente relacionados com a teoria da aprendizagem significativa, a qual acredita que as pessoas organizam seus conhecimentos por meio de uma hierarquização dos conceitos, ao estabelecerem uma rede de proposições. A utilização dos mapas constituiu um recurso metodológico relevante por se alinhar a uma formação teórica adequada às necessárias intervenções na realidade estudada e por facilitar a apropriação de conceitos científicos pelos alunos. O presente trabalho tem como principal objetivo, mostrar a importância da utilização dessa ferramenta didática para uma aprendizagem significativa de conceitos científicos no Ensino de Ciências pensando numa proposta prática e dinâmica de aprendizagem.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Mapas conceituais, Ensino de ciências

Autor(a) Correspondente
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