O USO DE JOGOS MANUAIS NO ENSINO DA QUÍMICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
Naldo Gomes Vieira
VIEIRA, Naldo Gomes
Ricael Spirandeli Rocha
ROCHA, Ricael Spirandeli
30/06/2023
103-120
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Objetivo: O presente estudo teve como objetivo discutir o ensino da Química direcionado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a importância dos jogos lúdicos manuais nesse processo. Métodos: utilizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória, de natureza qualitativa. Para tanto, foram levantados artigos e pesquisas especializadas sobre a temática em questão. Resultados: Os resultados apontaram que é fundamental que a escola crie uma rotina que contemple o tempo e o espaço como estratégias de adaptação e desenvolvimento desses alunos, proporcionando suporte aos professores por meio de jogos e materiais lúdicos. Desse modo, a utilização de jogos lúdicos manuais no ensino da Química para alunos com TEA é uma alternativa viável e eficaz, que pode contribuir significativamente para o processo de inclusão e desenvolvimento desses alunos, estimulando sua coordenação motora, interação social e cognição. Conclusão: É necessário que as escolas e os professores estejam preparados para utilizar essa metodologia de ensino, garantindo assim a inclusão e o aprendizado significativo de todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. A educação inclusiva é um processo contínuo e deve ser sempre aprimorada para atender às necessidades de todos os alunos, garantindo-lhes acesso à educação e a oportunidade de desenvolvimento pleno.
Autismo, Química, Ludicidade, Gamificação, Educação Inclusiva.
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