O USO DE JOGOS MANUAIS NO ENSINO DA QUÍMICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

Code: 230513177
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Título

O USO DE JOGOS MANUAIS NO ENSINO DA QUÍMICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

Autores(as):
  • Naldo Gomes Vieira

    VIEIRA, Naldo Gomes

  • Ricael Spirandeli Rocha

    ROCHA, Ricael Spirandeli

DOI
10.37885/230513177
Publicado em

30/06/2023

Páginas

103-120

Capítulo

6

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo discutir o ensino da Química direcionado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerando a importância dos jogos lúdicos manuais nesse processo. Métodos: utilizou-se a pesquisa bibliográfica e exploratória, de natureza qualitativa. Para tanto, foram levantados artigos e pesquisas especializadas sobre a temática em questão. Resultados: Os resultados apontaram que é fundamental que a escola crie uma rotina que contemple o tempo e o espaço como estratégias de adaptação e desenvolvimento desses alunos, proporcionando suporte aos professores por meio de jogos e materiais lúdicos. Desse modo, a utilização de jogos lúdicos manuais no ensino da Química para alunos com TEA é uma alternativa viável e eficaz, que pode contribuir significativamente para o processo de inclusão e desenvolvimento desses alunos, estimulando sua coordenação motora, interação social e cognição. Conclusão: É necessário que as escolas e os professores estejam preparados para utilizar essa metodologia de ensino, garantindo assim a inclusão e o aprendizado significativo de todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. A educação inclusiva é um processo contínuo e deve ser sempre aprimorada para atender às necessidades de todos os alunos, garantindo-lhes acesso à educação e a oportunidade de desenvolvimento pleno.

Palavras-chave

Autismo, Química, Ludicidade, Gamificação, Educação Inclusiva.

Autor(a) Correspondente
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