O USO DE CADÁVERES COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA

Code: 201001727
21
8
Título

O USO DE CADÁVERES COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA

Autores(as):
  • Matheus Albert de Souza Puerro

    Puerro, Matheus Albert de Souza

  • Aysha Nayane Lisboa Franco

    Franco, Aysha Nayane Lisboa

  • Diego Teles Borges Leal

    Leal, Diego Teles Borges

  • Gabriela de Arruda Custodio

    Custodio, Gabriela de Arruda

  • Guilherme Alves da Silva

    Silva, Guilherme Alves da

  • Juliana Miranda Benício

    Benício, Juliana Miranda

  • Larisse Lima da Silva Nascimento

    Nascimento, Larisse Lima da Silva

  • Renan Kleber Costa Teixeira

    Teixeira, Renan Kleber Costa

  • Franklin Coelho Nascimento

    Nascimento, Franklin Coelho

DOI
10.37885/201001727
Publicado em

24/11/2020

Páginas

443-451

Capítulo

36

Resumo

Objetivo: Descrever como a dissecação contribui para a formação de habilidades manuais e intelectuais de alunos graduandos de Medicina e assim cumprindo as competências instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir de um evento, realizado no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ) que teve duração de cinco dias. O curso foi iniciado com uma atividade teórica, na qual os alunos puderam aprender mais sobre os instrumentais cirúrgicos, que seriam utilizados durante a dissecação. Além disso, foi ministrada uma aula de revisão, a respeito da anatomia da região inguinal. Seguiu-se um treinamento prático, sendo realizado em simuladores antes da dissecação no cadáver, com a finalidade de aprimorar as habilidades manuais dos discentes. Resultados: O estudo anatômico com base na dissecação de cadáveres se mostrou de grande valia, pois alcançou-se um resultado positivo em termos de aprendizado e desenvolvimento de habilidades manuais dos alunos graduandos de Medicina. Considerações finais: O curso de dissecção proporcionou a possibilidade de vivenciar as bases do eixo morfofuncional em sua plenitude, percebendo a importância das relações anatômica-patológica.

Palavras-chave

Dissecação, Anatomia, Cadáver, Ensino.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.