O USO DE CADÁVERES COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA
Matheus Albert de Souza Puerro
Puerro, Matheus Albert de Souza
Aysha Nayane Lisboa Franco
Franco, Aysha Nayane Lisboa
Diego Teles Borges Leal
Leal, Diego Teles Borges
Gabriela de Arruda Custodio
Custodio, Gabriela de Arruda
Guilherme Alves da Silva
Silva, Guilherme Alves da
Juliana Miranda Benício
Benício, Juliana Miranda
Larisse Lima da Silva Nascimento
Nascimento, Larisse Lima da Silva
Renan Kleber Costa Teixeira
Teixeira, Renan Kleber Costa
Franklin Coelho Nascimento
Nascimento, Franklin Coelho
24/11/2020
443-451
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Objetivo: Descrever como a dissecação contribui para a formação de habilidades manuais e intelectuais de alunos graduandos de Medicina e assim cumprindo as competências instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a partir de um evento, realizado no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ) que teve duração de cinco dias. O curso foi iniciado com uma atividade teórica, na qual os alunos puderam aprender mais sobre os instrumentais cirúrgicos, que seriam utilizados durante a dissecação. Além disso, foi ministrada uma aula de revisão, a respeito da anatomia da região inguinal. Seguiu-se um treinamento prático, sendo realizado em simuladores antes da dissecação no cadáver, com a finalidade de aprimorar as habilidades manuais dos discentes. Resultados: O estudo anatômico com base na dissecação de cadáveres se mostrou de grande valia, pois alcançou-se um resultado positivo em termos de aprendizado e desenvolvimento de habilidades manuais dos alunos graduandos de Medicina. Considerações finais: O curso de dissecção proporcionou a possibilidade de vivenciar as bases do eixo morfofuncional em sua plenitude, percebendo a importância das relações anatômica-patológica.
Dissecação, Anatomia, Cadáver, Ensino.
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