O USO DAS TECNOLOGIAS VIRTUAIS PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE HARD E SOFT SKILLS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mariana Ribeiro de Lima
Lima, Mariana Ribeiro de
Vinícius Gonçalves de Souza
Souza, Vinícius Gonçalves de
Aline Rezende de Abreu
Abreu, Aline Rezende de
Natane Barbosa Barcelos
Barcelos, Natane Barbosa
11/09/2020
180-188
14
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
O avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) possibilitou novas maneiras de compartilhamento de informações. No meio educacional, diversas ferramentas virtuais vêm sendo propostas para a potencialização da transmissão do conhecimento dentro da sala de aula, representando ainda um desafio para o educador e educandos. O objetivo deste trabalho é evidenciar um relato de experiência do uso das tecnologias virtuais na educação superior de discentes da área da saúde da UNA, demonstrando a contribuição destes recursos no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de hard e soft skills. Cerca de 50 discentes de diferentes cursos da área da saúde da Faculdade UNA, Jataí, de fevereiro de 2019 a março de 2020 participaram de diversas abordagens pedagógicas com o auxílio de ferramentas virtuais nas disciplinas de Patologia e Parasitologia Humana. As abordagens realizadas incluíram a adaptação de diferentes técnicas de metodologias ativas. Verificou-se ainda que estas metodologias despertam maior interesse e a participação em sala de aula e auxilia no desenvolvimento das soft skills. Uma vez que o sistema educacional passa por um processo de ressignificações é fundamental que os educadores renovem conceitos e revisem as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Portanto, a utilização das TICs representa uma prática efetiva para o engajamento do aluno, no qual oferece liberdade durante a teorização do conteúdo para interagir, aprofundar no tema, além de trazer novos elementos relevantes muitas vezes, não considerados pelo educador, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem.
Mediação, Metodologias, Competências
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.