O USO DAS TECNOLOGIAS VIRTUAIS PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE HARD E SOFT SKILLS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 200700767
14
3
Título

O USO DAS TECNOLOGIAS VIRTUAIS PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE HARD E SOFT SKILLS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Mariana Ribeiro de Lima

    Lima, Mariana Ribeiro de

  • Vinícius Gonçalves de Souza

    Souza, Vinícius Gonçalves de

  • Aline Rezende de Abreu

    Abreu, Aline Rezende de

  • Natane Barbosa Barcelos

    Barcelos, Natane Barbosa

DOI
10.37885/200700767
Publicado em

11/09/2020

Páginas

180-188

Capítulo

14

Resumo

O avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs) possibilitou novas maneiras de compartilhamento de informações. No meio educacional, diversas ferramentas virtuais vêm sendo propostas para a potencialização da transmissão do conhecimento dentro da sala de aula, representando ainda um desafio para o educador e educandos. O objetivo deste trabalho é evidenciar um relato de experiência do uso das tecnologias virtuais na educação superior de discentes da área da saúde da UNA, demonstrando a contribuição destes recursos no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de hard e soft skills. Cerca de 50 discentes de diferentes cursos da área da saúde da Faculdade UNA, Jataí, de fevereiro de 2019 a março de 2020 participaram de diversas abordagens pedagógicas com o auxílio de ferramentas virtuais nas disciplinas de Patologia e Parasitologia Humana. As abordagens realizadas incluíram a adaptação de diferentes técnicas de metodologias ativas. Verificou-se ainda que estas metodologias despertam maior interesse e a participação em sala de aula e auxilia no desenvolvimento das soft skills. Uma vez que o sistema educacional passa por um processo de ressignificações é fundamental que os educadores renovem conceitos e revisem as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Portanto, a utilização das TICs representa uma prática efetiva para o engajamento do aluno, no qual oferece liberdade durante a teorização do conteúdo para interagir, aprofundar no tema, além de trazer novos elementos relevantes muitas vezes, não considerados pelo educador, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem.

Palavras-chave

Mediação, Metodologias, Competências

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.