O USO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO DE RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
Luciene César De Lima
Lima, L.C.
Maria Da Conceição Costa Rivemales
Rivemales, M.C.C.
Marcus Fernando Da Silva Praxedes
Praxedes, M.F.S.
01/03/2023
1078-1093
78
As tecnologias e mídias digitais trazem para a educação incontáveis possibilidades exequíveis de vinculação, comunicação, interação mútua e diversificação do aprimoramento do processo de ensino aprendizagem, bem como para as intervenções psicopedagógicas frente às dificuldades de aprendizagem. O período de pandemia causado pela Covid-19 trouxe a necessidade da utilização de ferramentas digitais para assegurar a continuidade dos atendimentos psicopedagógicos e a possibilidade de articulação da aprendizagem. Dessa forma, no presente artigo, que apresenta uma revisão narrativa de literatura, pretende-se analisar as produções científicas que relacionam o uso das Tecnologias e mídias digitais como ferramenta de intervenção psicopedagógica tanto no âmbito escolar como clínico, com o objetivo de refletir sobre as contribuições da terapia psicopedagógica, com o uso das tecnologias. Para a seleção das referidas pesquisas e teóricos, foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo e PubMed, através das palavras chave: Psicopedagogia, Tecnologia educacional, aprendizagem digital, Dificuldades de Aprendizagem. As investigações apontam que a possibilidades advindas da utilização das tecnologias digitais valorizam o processo de aprendizagem, saindo do tradicionalismo nas metodologias docentes e nos atendimentos psicopedagógicos para a utilização de metodologias ativas, facilitam a aplicação de testes qualitativos psicopedagógicos e da simbolização dos mecanismos de projeção, ambos necessários para investigação do que tem dificultado a aprendizagem deste indivíduo. Além disso, amplia o acesso ao atendimento individualizado, traz celeridade e assertividade, resultando em intervenções mais objetivas e eficientes, ressignificando a orientação das práticas pedagógicas aos professores e reformulando a condução da recomposição da aprendizagem.
Psicopedagogia, Tecnologias Digitais, Aprendizagem Digital, Dificuldades de Aprendizagem.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.