O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOSPROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICADE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO/PB

Code: 211106715
9
4
Título

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOSPROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICADE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO/PB

Autores(as):
  • Ana Emília Victor Barbosa Coutinho

    Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa

  • Leonilda Almeida Martins Filha

    Martins Filha, Leonilda Almeida

DOI
10.37885/211106715
Publicado em

29/12/2021

Páginas

186-198

Capítulo

15

Resumo

Visivelmente, as tecnologias digitais estão cada vez mais sendo incorporadas em todas as atividades cotidianas. No contexto educacional, a utilização do computador e da Internet vêm se tornando um grande aliado tanto para os professores como para os alunos no processo de ensino e aprendizagem, particularmente de conteúdos matemáticos. Estes favorecem o desenvolvimento de novas situações pedagógicas, promovendo o acesso à informação e aumentando a participação dos alunos. Entretanto, muitos professores ainda resistem em adotar estas tecnologias digitais em sala de aula. Alguns trabalhos na literatura apresentam dentre as razões mais comuns para justificar tal fato a falta de infraestrutura computacional e a baixa formação dos professores para a adoção de novas tecnologias na sala de aula. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama sobre oferta de tecnologias, o perfil de conhecimento e o uso do computador e da Internet em atividades educacionais por professores de matemática das escolas públicas na cidade de Monteiro/PB. Os resultados obtidos mostram que apenas a metade dos professores de matemática entrevistados relata desenvolver atividades educacionais no laboratório de informática, e esse número é ainda menor quando se trata da utilização de softwares educacionais específicos para o ensino de matemática. No entanto, as justificativas para o não uso do computador e da Internet contradizem com o panorama observado em outros trabalhos, uma vez que os professores participantes da nossa pesquisa dispõem de uma alta oferta de tecnologias (infraestrutura e motivação) e um alto nível de formação básica em informática.

Palavras-chave

Professores de Matemática, Computador e Internet, Escolas públicas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.