O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Code: 221211425
18
0
Título

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores(as):
  • Arivaldo Ferreira De Souza

    Souza, Arivaldo Ferreira

  • José Nilton de Oliveira

    Oliveira, José Nilton de

DOI
10.37885/221211425
Publicado em

29/12/2022

Páginas

116-128

Capítulo

8

Resumo

O uso das tecnologias digitais integradas aos saberes experienciais dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são demandas da atualidade nos ambientes educacionais que acolhem esses estudantes em diferentes níveis de ensino. Nesse sentido, o professor precisa ter acesso ao conhecimento prévio sobre o uso dessas fermentas para mediar o processo de ensino e da aprendizagem nas salas de aulas. Assim, o presente capitulo tem por objetivo apresentar reflexões sobre os desafios no uso dos recursos digitais como instrumentos pedagógicos nas turmas da EJA. Como procedimento metodológico, o presente capítulo buscou analisar artigos científicos, teses e dissertações que dialogam com o uso dos recursos tecnológicos nos espaços de formação que acolhem os educandos jovens, adultos e idosos. Conforme os resultados obtidos, os professores e os educandos da EJA enfrentam desafios no acesso e no manuseio das ferramentas digitais como práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem. A necessidade do preparo docente para lidar com o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula e a adequação tecnológica dos espaços educacionais, também foram apontados no percurso da pesquisa. Apesar dos avanços no uso das tecnologias como recurso pedagógico na sala de aula pós Covid-19, nem todas as instituições de ensino oferecem condições necessárias que possibilitem uma integração digital da aprendizagem das pessoas jovens, adultas e idosas. São demandas atuais que o professor precisa superar em suas atividades laborais nas turmas das EJA. Da mesma forma, o poder público também deve garantir uma infraestrutura adequada ao contexto dessa nova forma de ensinar e de aprender.

Palavras-chave

EJA, Práticas pedagógicas interativas, Aprendizagem digital.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.