O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS EXILADOS DA INTERNET EM TEMPOS DE PANDEMIA

Code: 220408552
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Título

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS EXILADOS DA INTERNET EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores(as):
  • Michele Marta Moraes Castro

    CASTRO, Michele M. M.

  • Katia Morosov Alonso

    ALONSO, Katia M.

DOI
10.37885/220408552
Publicado em

01/07/2022

Páginas

108-126

Capítulo

8

Resumo

A disseminação do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, inviabilizou as atividades de todos os setores da sociedade inclusive o da educação, impossibilitando a continuidade das aulas presenciais, fato que obrigou autoridades do país a elaborarem leis específicas para adaptações ao novo contexto de pandemia. Ao se apropriar destas leis, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, gestores escolares e professores se mobilizaram em busca de meios viáveis para minimizar o problema da educação. Para tanto foi feita uma investigação que teve como contribuição metodológica a abordagem qualitativa adotada por meio de observação participante, formulário online composto de três questões e duas entrevistas com seis e dez perguntas. Coletamos ainda informações dos portfólios dos professores e dos relatos de experiências divulgados em semanas pedagógicas. Os dados evidenciaram duas ações que se configuraram como alternativas adotadas para a educação, a saber, a comunidade escolar apelou para possibilidades por intermédio da internet e das redes e iniciativas foram adotadas para atender o alunado sem conectividade. Consistiu como possibilidades a criação de um portal para centralizar videoaulas; apropriações de tecnologias digitais e encontros virtuais. Em contrapartida, para estudantes sem conexão de dados, criaram um programa de aulas transmitidas pela TV Mais; um plantão pedagógico e a entrega de materiais impressos. A partir disso, foi relevante a ideia da elaboração deste artigo cujo objetivo é apresentar as possibilidades por meio da internet e redes e o que se criou para os alunos exilados de conectividade, durante o período crítico, para garantir o ensino.

Palavras-chave

Internet, Prática Pedagógica, Tecnologia e Educação.

Autor(a) Correspondente
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