O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO SUPORTE AO ENSINO DE MATEMÁTICA

Code: 220910173
16
5
Título

O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO SUPORTE AO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores(as):
  • Antonio Neres Oliveira

    OLIVEIRA, A. N

  • Nertan Dias Silva Maia

    MAIA, N. D. S

  • Eduardo Guilherme Cavalcante Gomes

    GOMES, E. G. C

DOI
10.37885/220910173
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1054-1065

Capítulo

74

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância da Plataforma Khan Academy no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Especificamente, analisar uma intervenção didático pedagógico alinhada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) para avaliar o desempenho de um grupo de 65 alunos na competência resolução de problemas. Métodos: A principal estratégia metodológica usada para atingir os objetivos propostos neste trabalho, remete a um estudo de caso. Neste contexto, procurou-se analisar em dados quanti-qualitativos respostas dos participantes a questões sobre o uso da Plataforma Khan Academy no incremento matemático da amostra em estudo. Resultados: Os dados sistematizados e alinhados às análises qualitativas do estudo, mostraram fortes evidências do desenvolvimento matemático daqueles alunos que responderam adequadamente aos desafios didáticos propostos na referida plataforma digital. Conclusão: Os alunos que perseveraram em todas as atividades na Plataforma Khan Academy lograram maior êxito na aprovação da disciplina. Assim, concluiu-se que a referida Plataforma pode servir de instrumento didático-pedagógico de grande valia ao desempenho de alunos em disciplinas da área da Matemática.

Palavras-chave

Ensino, Matemática, Experiência Didática, Khan Academy, Aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.