O USO DA MATEMÁTICA NA COMPRA E VENDA DE COMBUSTÍVEL

Code: 201202475
18
8
Título

O USO DA MATEMÁTICA NA COMPRA E VENDA DE COMBUSTÍVEL

Autores(as):
  • Laiane Muniz da Silva

    Silva, Laiane Muniz da

  • Carlos Henrique Santos Espíndola

    Espíndola, Carlos Henrique Santos

  • Aline de Andrade Ferreira

    Ferreira, Aline de Andrade

  • Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra

    Bezerra, Simone Maria Chalub Bandeira

DOI
10.37885/201202475
Publicado em

02/06/2021

Páginas

343-355

Capítulo

23

Resumo

O presente artigo objetiva-se relatar uma experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado na Extensão e na Pesquisa II, ano 2019, no 6º período com discentes do Curso de Licenciatura em Matemática, frente ao tema “ Compra e Venda de Combustível” , em que se buscou relacionar a prática do consumo de combustível com a matemática escolar, mostrando por meio de tabelas e gráficos como é possível através do uso da modelagem prever alguns resultados como por exemplo, o gasto em combustível durante um mês, de uma pessoa com uma certa renda e que abastece com uma dada frequência , e dessa forma explorar o conceito de função de maneira a despertar o interesse nos alunos, uma vez que estamos aplicando o conhecimento matemático adquirido para resolver/ manipular uma situação da realidade dosmesmos. O tema é relevante em virtude de nos levar a perceber a importância dos conhecimentos matemáticos escolares visto seu uso na prática cotidiana. Como aporte teórico utilizamos Bassanezi (2002) quando nos diz que a modelagem matemática tem por finalidade prever resultados de alguns acontecimentos. Para a coleta dos dados e informações contamos com a colaboração dos colegas da referida turma que usam transporte próprio (moto ou carro), que responderam a um questionário referente ao assunto. A abordagem do tema funções foi trabalhando também com o aplicativo Geogebra com o objetivo de auxiliar nas construções de gráficos da função afim. A investigação nos possibilitou olhar o conteúdo escolar funções na prática cotidiana dos professores em formação inicial.

Palavras-chave

Conhecimento Escolar. Prática Cotidiana. Modelagem Matemática.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.