O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Code: 220207823
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Título

O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ALUNOS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores(as):
  • Joiciane Rodrigues de Sousa

    Sousa, Joiciane Rodrigues de

  • Dina Ruth Duarte Gomes

    Gomes, Dina Ruth Duarte

  • Felipe Moura Oliveira

    Oliveira, Felipe Moura

  • Layres de Moura Lima

    Lima, Layres de Moura

  • Jeanes de Sousa Silva

    Silva, Jeanes de Sousa

  • Rikelme Sales da Silva

    Silva, Rikelme Sales da

  • Maria Vitória Rodrigues Batista

    Batista, Maria Vitória Rodrigues

  • Marcus Vinícius Amaral e Silva

    Silva, Marcus Vinícius Amaral e

DOI
10.37885/220207823
Publicado em

01/05/2022

Páginas

119-128

Capítulo

9

Resumo

O endividamento é comum na vida dos brasileiros, em decorrência da falta de planejamento financeiro, fazendo com que muitos dos objetivos de vida não sejam alcançados. Nesse sentido, é importante inserir a educação financeira em todos os níveis escolares, a fim de possibilitar que os indivíduos aprimorem seus conhecimentos para a tomada de decisão e consumo mais consciente. Este trabalho apresenta uma intervenção do projeto de extensão “Educação econômico-financeira nas escolas públicas de Picos-PI”, com alunos do ensino básico de uma escola pública parceira. Objetivo: Analisar a importância do uso de ferramentas gamificadas no ensino da educação financeira. Procedimentos Metodológicos: Partindo disso, esta pesquisa apresentou abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário no Google Forms, mais informações obtidas no site da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e na plataforma Kahoot!. Resultados: Foi possível perceber a relevância da gamificação, para que a aprendizagem ocorra de forma dinâmica e interativa, no qual utilizaram no projeto os três livros do ensino médio da ENEF, em vista da pertinência das temáticas. Além disso, os alunos pesquisados compreendem a importância de inserir a gamificação nas atividades curriculares. Conclusão: É importante o ensino de educação financeira desde o ensino básico nas escolas, e também o uso de ferramentas gamificadas nesse cenário.

Palavras-chave

Conscientização, Educação Financeira, Endividamento, Gamificação, Escolas Públicas.

Autor(a) Correspondente
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