O USO DA FITA DE FIBRA DE POLIETILENO (RIBBOND) NA ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA CONTEMPORÂNEA: REVISÃO DE LITERATURA.

Code: 240215654
2
0
Título

O USO DA FITA DE FIBRA DE POLIETILENO (RIBBOND) NA ODONTOLOGIA ESTÉTICA E REABILITADORA CONTEMPORÂNEA: REVISÃO DE LITERATURA.

Autores(as):
  • Vinicius Da Silva De Oliveira

    Autor

  • Carla Graciele Santos

    Cooautor

  • Pedro Odon Almeida Silva

    Cooautor

  • Wanderson Limeira Sousa Barbosa

    Coautor

  • Aryelly Mensonça Soares

    Coautor

  • Gymenna Maria Tenório Guênes

    Orientadora

DOI
10.37885/240215654
Publicado em

30/03/2024

Páginas

342-350

Capítulo

23

Resumo

A Odontologia contemporânea busca utilizar técnicas e materiais inovadores que possibilitem a mínima intervenção, buscando mimetizar o tecido dentário, proporcionando estética, função e longevidade. A Fibra de Polietileno (Ribbond) por ser um material biocompatível, elástico e transparente, enquadra-se nas finalidades restauradoras que se buscam na atualidade. O arranjo tridimencional das fibras permitem que as forças de tensões que incidem sobre o material se distribuam de forma mais regular ao remanescente dentário, resultando em uma maior longevidade. A pesquisa teve como objetivo fazer uma revisão de literatura do tipo narrativa a respeito do uso do ribbond na odontologia estética e reparadora contemporânea. Por meio dos artigos selecionados e estudados, identificou-se que o uso desse material vem sendo cada vez mais empregado na área da odontologia, a fim de garantir um trabalho mais mimético, estético e com longevidade.

Palavras-chave

Biomimética. Fibra de reforço. Dentística. Estética dentária.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.