O TRATO COM A UNIDADE TEMÁTICA DAS DANÇAS NO MUNICÍPIO DE FORTIM/CE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Code: 220408679
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Título

O TRATO COM A UNIDADE TEMÁTICA DAS DANÇAS NO MUNICÍPIO DE FORTIM/CE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores(as):
  • Pedro Henrique Silvestre Nogueira

    Nogueira, PHS

  • Raphaell Moreira Martins

    MARTINS, RM

  • Daniel Valério Martins

    MARTINS, DV

  • Leandro Nascimento Borges

    BORGES, LN

  • Webster Pinheiro Rodrigues

    RODRIGUES, WP

DOI
10.37885/220408679
Publicado em

02/07/2022

Páginas

281-297

Capítulo

20

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

Objetivo: Analisar a atuação das professoras e dos professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental com o ensino da unidade temática das Danças. Possui como recorte temporal o segundo ano da pandemia por Covid-19. Métodos: Para o alcance do objetivo estipulado, optou-se pela abordagem qualitativa que, por sua vez, caracteriza-se pelo seu enfoque interpretativo dos dados analisados. Participaram do estudo sete professores de Educação Física pertencentes ao município de Fortim-CE. Devido ao fechamento temporário das escolas foi dado preferência pelo questionário eletrônico do tipo survey como instrumento de mapeamento de dados. Resultados: Evidenciou-se que os principais dispositivos adotados nesse período foi o WhatsApp e o Google Meet. Embora surja como uma experiência possível a utilização do aplicativo Just Dance. As aulas que envolve a unidade temática das Danças abordam sobretudo a dimensão teórica e as alunas e os alunos retornam as professoras e aos professores as atividades solicitadas. Pode-se dizer também que uma das principais dificuldades nesse período foi avaliar o aprendizado das alunas e dos alunos. Conclusão: Apesar das aulas serem limitadas devido a oferta de pouco recursos, acredita-se que as professoras e os professores estão compartilhando o mínimo de acesso ao conhecimento sobre as Danças em suas aulas, já que compete ao munícipio de Fortim investir na formação continuada desses profissionais levando em consideração o “desconhecimento” de outras metodologias por parte da maioria das professoras e dos professores quando iniciou o ensino remoto.

Palavras-chave

Educação física, Danças, Metodologia de ensino, Ensino remoto.

Autor(a) Correspondente
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