O TRATO COM A UNIDADE TEMÁTICA DAS DANÇAS NO MUNICÍPIO DE FORTIM/CE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Pedro Henrique Silvestre Nogueira
Nogueira, PHS
Raphaell Moreira Martins
MARTINS, RM
Daniel Valério Martins
MARTINS, DV
Leandro Nascimento Borges
BORGES, LN
Webster Pinheiro Rodrigues
RODRIGUES, WP
02/07/2022
281-297
20
Objetivo: Analisar a atuação das professoras e dos professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental com o ensino da unidade temática das Danças. Possui como recorte temporal o segundo ano da pandemia por Covid-19. Métodos: Para o alcance do objetivo estipulado, optou-se pela abordagem qualitativa que, por sua vez, caracteriza-se pelo seu enfoque interpretativo dos dados analisados. Participaram do estudo sete professores de Educação Física pertencentes ao município de Fortim-CE. Devido ao fechamento temporário das escolas foi dado preferência pelo questionário eletrônico do tipo survey como instrumento de mapeamento de dados. Resultados: Evidenciou-se que os principais dispositivos adotados nesse período foi o WhatsApp e o Google Meet. Embora surja como uma experiência possível a utilização do aplicativo Just Dance. As aulas que envolve a unidade temática das Danças abordam sobretudo a dimensão teórica e as alunas e os alunos retornam as professoras e aos professores as atividades solicitadas. Pode-se dizer também que uma das principais dificuldades nesse período foi avaliar o aprendizado das alunas e dos alunos. Conclusão: Apesar das aulas serem limitadas devido a oferta de pouco recursos, acredita-se que as professoras e os professores estão compartilhando o mínimo de acesso ao conhecimento sobre as Danças em suas aulas, já que compete ao munícipio de Fortim investir na formação continuada desses profissionais levando em consideração o “desconhecimento” de outras metodologias por parte da maioria das professoras e dos professores quando iniciou o ensino remoto.
Educação física, Danças, Metodologia de ensino, Ensino remoto.
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