O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI (RMCARIRI/CEARÁ)

Code: 220910085
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Título

O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE SANTANA DO CARIRI (RMCARIRI/CEARÁ)

Autores(as):
  • Júlia Leopoldino Da Silva

    Silva, Júlia Leopoldino da

  • Marcelo Martins De Moura-fé

    Moura-fé, Marcelo Martins De

  • Mônica Virna De Aguiar Pinheiro

    Pinheiro, Mônica Virna de Aguiar

DOI
10.37885/220910085
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1186-1198

Capítulo

83

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Dentre vários métodos utilizados no ensino de Geografia, entende-se o trabalho de campo como uma atividade de suma importância para a compreensão e interpretação do espaço, possibilitando a profícua associação da teoria vista em sala com a prática e a verificação in loco da geografia mais específica dos lugares. Nesse contexto, esse artigo tem como objetivo analisar a contribuição do trabalho de campo nas aulas de Geografia em três escolas da rede pública de Santana do Cariri, Região Metropolitana do Cariri, sul do Ceará. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa apresenta estudos de caso, delimitados em três escolas públicas da cidade de Santana do Cariri, apoiados por leituras e análises de bibliografias específicas no assunto, trabalhos de campo, apoiados com pesquisa de opinião junto a parte do corpo docente das escolas. A pesquisa revelou que, mesmo em função da falta de recursos e as dificuldades enfrentadas, trabalhos de campo estão sendo realizados pelos professores e professoras, com a obtenção de bons resultados no ensino-aprendizagem discente, a partir do planejamento cauteloso, domínio das temáticas e das técnicas aplicadas, viabilizando, por fim a produção de conhecimento geográfico.

Palavras-chave

Trabalho de campo. Ensino de Geografia. Educação, Aula de campo, Ceará.

Autor(a) Correspondente
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