O TRABALHO COM REGULARIDADES E PADRÕES NOS 6º E 7ºANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Code: 201202484
12
4
Título

O TRABALHO COM REGULARIDADES E PADRÕES NOS 6º E 7ºANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores(as):
  • Karina de Oliveira Castro

    Castro, Karina de Oliveira

  • Marlene Alves Dias

    Dias, Marlene Alves

DOI
10.37885/201202484
Publicado em

04/02/2021

Páginas

305-318

Capítulo

19

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar de que forma alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental lidam com atividades que proponham a análise de padrões e regularidades, por meio de atividades construídas com essa finalidade. Este estudo contempla o resultado parcial de uma pesquisa de âmbito maior, cujo escopo é analisar os processos de generalização de alunos desta faixa etária (11-12 anos). Esta é uma pesquisa qualitativa, segundo Lüdke; André, com análise por meio de constructos teóricos da Teoria Antropológica do Didático de Chevallard. A apreciação dos resultados mostra que os participantes não demonstraram grandes dificuldades, sugerindo que o trabalho com este tipo de tarefa pode ser aprofundado, já que estes alunos estão prestes a trabalhar com conteúdos de introdução formal à Álgebra simbólica.

Palavras-chave

Regularidades; Generalização; Ensino fundamental.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.