O TRABALHO COM DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL



O TRABALHO COM DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cejana Costa e Silva
Clarinda Figueredo dos Santos
Elissandra Bagestão
Juscilene Dias Amorim
Leni Rodrigues Machado dos Reis
Leon de Assis Silva
Marcelo Gomes do Nascimento
Tarscila Duarte dos Santos
Vanusa Maria de Oliveira
Wagner Mendes da Silva

30/05/2025
171-181
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O presente estudo teve por objetivo analisar como as datas comemorativas são abordadas na Educação Infantil, investigando as práticas adotadas pelos professores, suas intencionalidades pedagógicas e percepções a respeito do trabalho com essas datas. Para isso, aplicou-se um questionário contento quatro questões abertas a cinco professores que atuam na Educação Infantil. Logo, tal pesquisa se constitui como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter explicativo. Ressalta-se que a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagem interpretativa, organizando e interpretando as respostas qualitativas dos questionários conforme os objetivos da pesquisa. Foram identificados padrões, recorrências e percepções dos participantes sobre o tema abordado. Os resultados desta pesquisa mostram que o trabalho com datas comemorativas é comum e relevante na Educação Infantil, mas com abordagens variadas entre os professores. Alguns utilizam métodos tradicionais, como aulas expositivas, enquanto outros adotam estratégias mais criativas e lúdicas. Essas diferenças ressaltam a importância de refletir sobre a forma como as datas são abordadas, evitando práticas mecânicas e superficiais. Quando bem planejadas, as datas podem promover valores sociais, culturais e emocionais, além de respeitar a diversidade. Assim, essas práticas têm grande potencial educativo quando são contextualizadas e adequadas às necessidades das crianças.
Ler mais...Comemorações; Datas; Educação; Escola
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