O TRABALHO COM DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Code: 250519298
Downloads
4
Views
52
Compartilhe
Título

O TRABALHO COM DATAS COMEMORATIVAS NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores:
  • Cejana Costa e Silva

  • Clarinda Figueredo dos Santos

  • Elissandra Bagestão

  • Juscilene Dias Amorim

  • Leni Rodrigues Machado dos Reis

  • Leon de Assis Silva

  • Marcelo Gomes do Nascimento

  • Tarscila Duarte dos Santos

  • Vanusa Maria de Oliveira

  • Wagner Mendes da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/250519298
    Publicado em

    30/05/2025

    Páginas

    171-181

    Capítulo

    9

    Resumo

    O presente estudo teve por objetivo analisar como as datas comemorativas são abordadas na Educação Infantil, investigando as práticas adotadas pelos professores, suas intencionalidades pedagógicas e percepções a respeito do trabalho com essas datas. Para isso, aplicou-se um questionário contento quatro questões abertas a cinco professores que atuam na Educação Infantil. Logo, tal pesquisa se constitui como um estudo de caso, de abordagem qualitativa e caráter explicativo. Ressalta-se que a análise dos dados foi realizada por meio de uma abordagem interpretativa, organizando e interpretando as respostas qualitativas dos questionários conforme os objetivos da pesquisa. Foram identificados padrões, recorrências e percepções dos participantes sobre o tema abordado. Os resultados desta pesquisa mostram que o trabalho com datas comemorativas é comum e relevante na Educação Infantil, mas com abordagens variadas entre os professores. Alguns utilizam métodos tradicionais, como aulas expositivas, enquanto outros adotam estratégias mais criativas e lúdicas. Essas diferenças ressaltam a importância de refletir sobre a forma como as datas são abordadas, evitando práticas mecânicas e superficiais. Quando bem planejadas, as datas podem promover valores sociais, culturais e emocionais, além de respeitar a diversidade. Assim, essas práticas têm grande potencial educativo quando são contextualizadas e adequadas às necessidades das crianças.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Comemorações; Datas; Educação; Escola

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX