O SURDO E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Code: 201202371
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Título

O SURDO E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores(as):
  • Izadora Silveira Fernandes

    Fernandes, Izadora Silveira

  • Marcus Andrade Covre

    Covre, Marcus Andrade

DOI
10.37885/201202371
Publicado em

02/02/2021

Páginas

315-331

Capítulo

21

Resumo

Este trabalho apresenta discussões e estratégias no que tange a educação ambiental de vertente transformadora e tem como objetivo avaliar a percepção ambiental de surdos de diferentes faixas etárias, enquadrar as respectivas visões de acordo com as categorias pré-estabelecidas por Sauvé e propiciar a reflexão dos surdos acerca do meio ambiente. A pesquisa possui relevância social por perpetuar integração e relevância acadêmica por tratar de um tema pouco recorrente em licenciaturas de ciências biológicas. A pesquisa é de natureza básica, de caráter descritivo, qualitativa e a seleção é não-probabilística, incluindo 20 surdos. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi estruturada para os surdos não alfabetizados em Português e para alfabetizados, foi aplicado um questionário na plataforma do Google Forms, ambos contendo nove perguntas. O contato foi dificultado pela má difusão da LIBRAS e percebe-se que os indivíduos têm grande admiração pela natureza. Portanto, percebe-se a necessidade de políticas públicas eficazes, além da inclusão em debates que perpetuem a educação ambiental.

Palavras-chave

Educação ambiental. Surdez. Inclusão social.

Autor(a) Correspondente
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