O SENTIDO POLÍTICO E SOCIAL DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE - PNAES NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Code: 200801112
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Título

O SENTIDO POLÍTICO E SOCIAL DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE - PNAES NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL

Autores(as):
  • Divina Márcia Borges Pinheiro

  • Edi Augusto Benini

DOI
  • DOI
  • 10.37885/200801112
    Publicado em

    17/11/2020

    Páginas

    753-764

    Capítulo

    56

    Resumo

    Esse trabalho teve como tema a questão da inclusão social e política do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para o estudante do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins/IFTO - Campus Araguaína. A questão norteadora foi: Qual o sentido social e político que o estudante do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguaína exprime ao PNAES na sua formação educacional? A metodologia adota foi de ordem fenomenológica e qualitativa, com método indutivo. O universo da pesquisa foram os estudantes do Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio que foram assistidos pelo PNAES, no ano de 2015 com recorte de gênero e número e idade, sendo 05 (cinco) meninos e 05 (cinco) meninas, que tinham 16 (dezesseis) anos completos, no ano de 2016. A coleta de dados foi feita da seguinte forma: pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, e entrevista. Os dados indicaram que os estudantes atribuem ao PNAES sentido político e social inclusivo, no entanto, indicaram que as ações e os recursos do programa são insuficientes para atender todos os estudantes vulneráveis, do curso de informática integrado ao ensino médio do IFTO campus Araguaína, e por ser assim sugere-se que as ações e os recursos do PNAES sejam ampliados.

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    Palavras-chave

    PNAES; IFTO; Inclusão social; Política na educação básica.

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