O SÃO JOÃO BATISTA DO MODERNISMO E SUA PASÁRGADA
Nayara Maranthya Da Conceição Gurgel
Gurgel, Nayara Maranthya da Conceição
Francisco Rangel Dos Santos Sá Lima
Lima, Francisco Rangel Dos Santos Sá
Daniela Katêrine De Oliveira
Oliveira, Daniela Katêrine de
Mirna Maria Félix De Lima Lessa
Lessa, Mirna Maria Félix de
02/07/2022
895-904
61
O presente estudo, de abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica, pretende discorrer sobre alguns aspectos da lírica modernista presentes no poema “Vou-me embora pra Pasárgada”, de Manuel Bandeira, publicado na obra “Libertinagem” (1930). Influenciado por memórias da infância, através da idealização de um lugar no qual a liberdade é ilimitada, o poeta demonstra, nesse texto poético, sua necessidade de fuga à realidade. Para procedermos à análise do poema, recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos de análise poética propostos por Cândido (1999), às discussões acerca do poema em questão empreendidas por Silva (2012) e por Cavalcanti (2016), bem como a outros autores que se detiveram na história do modernismo no Brasil, tais como Andrade (1971 [1943]) e Nascimento (2015). Em nosso estudo, pudemos constatar que Bandeira dialoga com temáticas distintas e opostas, criando um elo entre o que antes parecia ser totalmente paradoxal. A imagem evocada por “Vou-me embora pra Pasárgada” está intimamente conectada à vida e à obra de Bandeira.
Vou-me embora pra Pasárgada, Manuel Bandeira, Modernismo.
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