O QUE PODE FAZER O PSICOLOGO NA ESCOLA: REFLEXÕES PRELIMINARES

Code: 211106827
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Título

O QUE PODE FAZER O PSICOLOGO NA ESCOLA: REFLEXÕES PRELIMINARES

Autores(as):
  • Adriana Moreira dos Santos Ferreira

    Ferreira, Adriana Moreira dos Santos

  • Estefani Vidal Zambi

    Zambi, Estefani Vidal

  • Sara Lima dos Santos

    Santos, Sara Lima dos

DOI
10.37885/211106827
Publicado em

01/07/2022

Páginas

58-73

Capítulo

5

Resumo

A produção acadêmica em psicologia escolar tem apontado para práticas profissionais ainda calcadas em um modelo de atuação clínica. Consequentemente, nota-se que algumas instituições escolares mantêm a concepção de que o trabalho do psicólogo escolar se restringe ao atendimento a alunos com queixas escolares. O presente trabalho refere-se à atividade da disciplina Psicologia Escolar e Educacional do curso de psicologia da FAFIA. Objetivo: Conhecer o entendimento da comunidade escolar sobre a atuação do psicólogo escolar neste ambiente. Método: Assim, em novembro de 2018, aplicaram-se questionários a representantes de cada segmento da referida comunidade de instituições públicas de ensino de municípios da região do Caparaó - ES. Respaldados em autores que defendem a atuação crítica desse profissional, enfocando a instituição escolar e as relações sociais que ali se dão, entendendo o processo educativo como multifatorial e a queixa escolar como multideterminada, defende-se o trabalho com amplos segmentos da comunidade escolar, em busca de uma atuação preventiva. Resultados: Em uma aproximação inicial verifica-se que, embora haja grande número de respostas que restringem a atuação do psicólogo escolar ao atendimento aos alunos, os dados também indicam um conhecimento mais amplo da atuação deste profissional, a partir da ocorrência da menção a uma atuação junto à gestão, professores, famílias e demais funcionários da escola, mesmo que em menor número. Conclusão: Este dado aponta para uma mudança de compreensão acerca do que pode fazer o psicólogo escolar na escola, apontando, além disso, para uma melhoria na formação inicial de psicólogos para atuar no mencionado contexto.

Palavras-chave

Atuação Preventiva, Queixa Escolar, Psicologia Escolar

Autor(a) Correspondente
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