O QUE, ONDE E COMO SE TEM ENSINADO SOBRE ÁGUA NO ENSINO MÉDIO

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Título

O QUE, ONDE E COMO SE TEM ENSINADO SOBRE ÁGUA NO ENSINO MÉDIO

Autor(a):
  • Edineusa Pereira Santos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240115636
    Publicado em

    30/03/2024

    Páginas

    97-114

    Capítulo

    7

    Resumo

    Objetivo: O presente estudo teve o objetivo de inventariar investigações sobre o ensino e propostas didáticas acerca do tema água no ensino médio entre 1990 e 2023 a fim de descrever a configuração da produção acadêmica buscando padrões na distribuição temporal, regiões geográficas, disciplinas e séries escolares, e componentes didáticos Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática de literatura com a busca de artigos científicos na base de dados Google Acadêmico a partir dos descritores: água, ensino, biologia ou química ou física. Resultados: Esta é primeira revisão de literatura sobre ensino do tema água no ensino médio do Brasil. Foi detectada uma lacuna de artigos científicos de 1993 até 2010, e, a partir de 2011, um aumento descontínuo no número de artigos científicos até 2023. A maioria dos artigos científicos envolveram propostas pedagógicas em escolas da região nordeste e sudeste, dentro da disciplina química e em turmas escolares do 1° ou 2° ano do ensino médio majoritariamente. Os artigos abordaram, em igual proporção, objetivos cognitivos e afetivos e propuseram 13 diferentes conteúdos cuja maioria foram trabalhados a partir de experimentos, problematização e vídeos. Conclusão: Este estudo demonstra que a produção científica sobre o ensino e propostas didáticas acerca do tema água no ensino médio vem crescendo, embora os picos de produção que impulsionam esse crescimento ainda precisam ser explicados, uma vez que não se associam, por completo, a episódios históricos de qualquer natureza, incluindo os das políticas públicas educacionais do Brasil.

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    Palavras-chave

    educação ambiental, problematização, recursos hídricos, aprendizagem significativa, estiagem.

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