O PROFESSOR NA SALA DE AULA: RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

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Título

O PROFESSOR NA SALA DE AULA: RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores(as):
  • Carlos Alberto Machado Da Rocha

  • Leopoldo Silva De Moraes

  • Simone Machado Da Rocha

  • Raimundo Nonato Nogueira Reis

DOI
  • DOI
  • 10.37885/221110828
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas

    1206-1215

    Capítulo

    90

    Resumo

    O professor precisa de três tipos de conhecimento: do conteúdo da disciplina, do aluno e seu contexto social e o saber ensinar. Dessa forma, é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor iniciante e no quanto as relações de cooperação podem torná-los mais leves. Discorre sobre a fundamental importância do estágio na formação de professores, onde o, até então aluno, passa para um outro nível de relação com a escola, deixando de ser parte da clientela para iniciar seu processo de integração à comunidade docente e assumindo diversos papéis e refletindo acerca de comportamentos que mais tarde poderá, ou não, incorporar à sua prática profissional. Argumenta que boas interações na sala de aula, no sistema escolar e na categoria profissional podem ser eficazes na redução do estresse vivido neste momento em função da necessidade de autoafirmação da profissão e que a capacidade de adaptação às mudanças e habilidade na interação social e uso de novas tecnologias, identificando e acolhendo a diversidade do público atendido é uma vantagem para o professor iniciante, mas que será no dia-a-dia, que irá descobrir sua forma única de ser professor e fazer disso uma atividade prazerosa.

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    Palavras-chave

    Estágios, Estudante-professor, Professor principiante.

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