O PROFESSOR NA SALA DE AULA: RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Carlos Alberto Machado Da Rocha
Rocha, Carlos Alberto Machado Da
Leopoldo Silva De Moraes
Moraes, Leopoldo Silva de
Simone Machado Da Rocha
Rocha, Simone Machado da
Raimundo Nonato Nogueira Reis
Reis, Raimundo Nonato Nogueira
29/12/2022
1206-1215
90
O professor precisa de três tipos de conhecimento: do conteúdo da disciplina, do aluno e seu contexto social e o saber ensinar. Dessa forma, é no exercício da profissão que se consolida o processo de tornar-se professor. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor iniciante e no quanto as relações de cooperação podem torná-los mais leves. Discorre sobre a fundamental importância do estágio na formação de professores, onde o, até então aluno, passa para um outro nível de relação com a escola, deixando de ser parte da clientela para iniciar seu processo de integração à comunidade docente e assumindo diversos papéis e refletindo acerca de comportamentos que mais tarde poderá, ou não, incorporar à sua prática profissional. Argumenta que boas interações na sala de aula, no sistema escolar e na categoria profissional podem ser eficazes na redução do estresse vivido neste momento em função da necessidade de autoafirmação da profissão e que a capacidade de adaptação às mudanças e habilidade na interação social e uso de novas tecnologias, identificando e acolhendo a diversidade do público atendido é uma vantagem para o professor iniciante, mas que será no dia-a-dia, que irá descobrir sua forma única de ser professor e fazer disso uma atividade prazerosa.
Estágios, Estudante-professor, Professor principiante.
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