O PROCESSO DE DESIGN PARA ALÉM DO DESIGN: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA NECESSIDADE DE DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE ENSINAR NAS ENGENHARIAS

Code: 221211187
2
0
Título

O PROCESSO DE DESIGN PARA ALÉM DO DESIGN: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA NECESSIDADE DE DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE ENSINAR NAS ENGENHARIAS

Autores(as):
  • Diego Monteiro Gomes

    Gomes, Diego Monteiro

  • Ives da Silva Duque-pereira

    Duque-Pereira, Ives.

DOI
10.37885/221211187
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1026-1040

Capítulo

76

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VIII

Resumo

Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Design como ferramenta capaz de aperfeiçoar as práticas de ensino de engenharia e demonstrar como o processo de design pode contribuir com o ensino, indentificando seu uso em um estudo de caso da área. Métodos: Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica sobre processos de design e Ensino de engenharia, buscando um estudo de caso da Engenharia e analisando atividades nesse área do conhecimento a partir das premissas estabelecidas. Resultados: Buscou-se apresentar o entendimento de um processo de design que é inerente à função de projetar e encontrar soluções em produtos e serviçs, independente da área de atuação que o professional se encontre. Dessa forma, o estudo de caso no presente trabalho, ao criar um modelo estrutural para Engenharia, apresenta o design mesmo sem referencia-lo, sendo possível encontrar todas as fases do modelo Double Diamond, colaborando com a premissa apresentada pelos autores do presente artigo. Conclusão: Necessidade da tomada de consciência de fazer Design no desenvolvimento de novas soluções, tendo em vista a capacidade do processo de design em apresentar resultados eficazes. Diante dos desafios postos para o ensino da Engenharia, o processo de design apresenta-se extremamente útil para o desenvolvimento de novos instrumentos e procedimentos a serem utilizados para uma aprendizagem mais alinhada à necessidade requerida dos profissionais do nosso tempo.

Palavras-chave

Engenharia, Design, Ensino, Estudo de Caso, Double Diamond.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.