O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO POCONEANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MEDIANTE A PERSPECTIVA DA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS.

Code: 200901448
9
0
Título

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO POCONEANO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MEDIANTE A PERSPECTIVA DA POÉTICA DE MANOEL DE BARROS.

Autores(as):
  • Soenil de Sales

    Sales, Soenil de

  • Silza Aparecida da Silva Gomes

    Gomes, Silza Aparecida da Silva

  • Shirley Regina de Sales

    Sales, Shirley Regina de

  • Elizete Morgana da Silva

    Silva, Elizete Morgana da

  • Marlene Rodrigues dos Santos

    Santos, Marlene Rodrigues dos

  • Osmarina Cecilia de Carvalho

    Carvalho, Osmarina Cecilia de

  • Elizabeth Aparecida Correa

    Correa, Elizabeth Aparecida

DOI
10.37885/200901448
Publicado em

18/11/2020

Páginas

742-752

Capítulo

55

Resumo

O estudo buscou evidenciar a identidade do sujeito que vive em ambiente pantaneiro, no município de Poconé, mediante poética de Manoel de Barros, tendo como sujeitos e lócus de estudo de caso alunos do 1 ano, do Ensino Médio da Escola Estadual Eucáris Nunes da Cunha E. Moraes. Para tanto foi utilizada a pesquisação, por meio de oficinas. O estudo teve por objetivo analisar o processo de construção identitária do sujeito que vive em ambiente pantaneiro, situado no município de Poconé, a partir da poética de Manuel de Barros. Em conformidade com o pensamento de Barone (2006), cada pessoa faz uso da leitura e consequentemente da literatura por alguma razão. As pessoas leêm por diferentes razões. Seja por por deleite, por necessidade de informação ou mesmo por distração. Há quem busque na literatura instrução para a ampliação da visão de mundo, para mitigar nossos medos e para nos comunicar com o outro. Mediante experiência pessoal com a literatura, e apoiada pelo autor Manuel de Barros, defende-se o valor da literatura na construção da identidade e na criação do mundo do leitor. Chamamos a atenção para o fato de que o povo poconeano possui uma religiosidade aflorada e que tal aspecto perpassa a vida da comunidade em suas muitas dimensões,incluindo a dimensão lierária, por meio dos poemas de Manuel de Barros. Como resultado da experiência evidenciada neste artigo, temos que a literatura produzida pelo grande poetas aqui mencionado, influencia diretamente o comportamento cultural da sociedade, incluindo os lugares mais distantes de Cuiabá, como é o caso de Poconé, lócus deste estudo. O elo entre literatura, vida e natureza reflete a dinâmica existencial do homem/terra, homem/cultura e homem/homem, resultando na imagem do retrato humano, em sentido amplo, em uma perspectiva universal, da qual os estudantes do Ensino Médio da Escola em tela não estão imunes.

Palavras-chave

Construção identitária. Sujeito Poconeano. Poética de Manuel de Barros.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.