O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL: DA IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA À ENTREVISTA DEVOLUTIVA

Code: 230713589
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Título

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL: DA IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA À ENTREVISTA DEVOLUTIVA

Autores(as):
  • Juliana Alves Garcia Da Roza

    Roza, Juliana Alves Garcia da

  • Larissa Heckert Da Silva

    Silva, Larissa Heckert da

  • Laura Ximenes Macedo

    Macedo, Laura Ximenes

  • Natalia Giffoni De Albuquerque

    Albuquerque, Natalia Giffoni de

  • Raquel Donegá De Oliveira

    Oliveira, Raquel Donegá de

  • Mara Sizino Da Victoria

    Victoria, Mara Sizino da

DOI
10.37885/230713589
Publicado em

31/08/2023

Páginas

73-92

Capítulo

5

Resumo

A avaliação psicológica é considerada um processo dinâmico, técnico e científico de coleta de dados, em que se utilizam métodos, técnicas e instrumentos psicológicos com intuito de explicar características psicológicas de um indivíduo ou grupo de pessoas. É um trabalho restrito a profissionais da Psicologia e requer planejamento e embasamento teórico. A avaliação psicológica infantil é destinada ao público de até doze anos de idade incompletos e se configura em uma prática específica, envolvendo não só a criança, mas também os pais/responsáveis, a escola e a comunidade. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi discutir dez características próprias desse processo: 1. Orientações éticas; 2. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil e psicopatologia da infância; 3. Entendimento da criança em seu contexto; 4. Caráter preventivo; 5. Implicação da criança no processo de avaliação psicológica; 6. Setting avaliativo; 7. Fontes fundamentais e complementares de informação; 8. Entrevista inicial; 9. Entrevista devolutiva; 10. Entrada no universo infantil. Estes dez pontos abordados não esgotam o trabalho complexo de avaliação psicológica infantil, mas pretendem contribuir para ampliar a compreensão dos psicólogos atuantes nessa área e fase de vida.

Palavras-chave

atendimento psicológico infantil, avaliação psicológica, avaliação psicológica infantil, psicologia infantil.

Autor(a) Correspondente
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