O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL: DA IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA À ENTREVISTA DEVOLUTIVA
Juliana Alves Garcia Da Roza
Roza, Juliana Alves Garcia da
Larissa Heckert Da Silva
Silva, Larissa Heckert da
Laura Ximenes Macedo
Macedo, Laura Ximenes
Natalia Giffoni De Albuquerque
Albuquerque, Natalia Giffoni de
Raquel Donegá De Oliveira
Oliveira, Raquel Donegá de
Mara Sizino Da Victoria
Victoria, Mara Sizino da
31/08/2023
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AMAZÔNIA: TÓPICOS ATUAIS EM AMBIENTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO - VOLUME 3
A avaliação psicológica é considerada um processo dinâmico, técnico e científico de coleta de dados, em que se utilizam métodos, técnicas e instrumentos psicológicos com intuito de explicar características psicológicas de um indivíduo ou grupo de pessoas. É um trabalho restrito a profissionais da Psicologia e requer planejamento e embasamento teórico. A avaliação psicológica infantil é destinada ao público de até doze anos de idade incompletos e se configura em uma prática específica, envolvendo não só a criança, mas também os pais/responsáveis, a escola e a comunidade. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi discutir dez características próprias desse processo: 1. Orientações éticas; 2. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil e psicopatologia da infância; 3. Entendimento da criança em seu contexto; 4. Caráter preventivo; 5. Implicação da criança no processo de avaliação psicológica; 6. Setting avaliativo; 7. Fontes fundamentais e complementares de informação; 8. Entrevista inicial; 9. Entrevista devolutiva; 10. Entrada no universo infantil. Estes dez pontos abordados não esgotam o trabalho complexo de avaliação psicológica infantil, mas pretendem contribuir para ampliar a compreensão dos psicólogos atuantes nessa área e fase de vida.
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