O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL: DA IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA À ENTREVISTA DEVOLUTIVA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INFANTIL: DA IDENTIFICAÇÃO DA DEMANDA À ENTREVISTA DEVOLUTIVA
Juliana Alves Garcia Da Roza
Larissa Heckert Da Silva
Laura Ximenes Macedo
Natalia Giffoni De Albuquerque
Raquel Donegá De Oliveira
Mara Sizino Da Victoria
30/08/2023
73-92
5
A avaliação psicológica é considerada um processo dinâmico, técnico e científico de coleta de dados, em que se utilizam métodos, técnicas e instrumentos psicológicos com intuito de explicar características psicológicas de um indivíduo ou grupo de pessoas. É um trabalho restrito a profissionais da Psicologia e requer planejamento e embasamento teórico. A avaliação psicológica infantil é destinada ao público de até doze anos de idade incompletos e se configura em uma prática específica, envolvendo não só a criança, mas também os pais/responsáveis, a escola e a comunidade. Nesse sentido, o objetivo deste artigo foi discutir dez características próprias desse processo: 1. Orientações éticas; 2. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil e psicopatologia da infância; 3. Entendimento da criança em seu contexto; 4. Caráter preventivo; 5. Implicação da criança no processo de avaliação psicológica; 6. Setting avaliativo; 7. Fontes fundamentais e complementares de informação; 8. Entrevista inicial; 9. Entrevista devolutiva; 10. Entrada no universo infantil. Estes dez pontos abordados não esgotam o trabalho complexo de avaliação psicológica infantil, mas pretendem contribuir para ampliar a compreensão dos psicólogos atuantes nessa área e fase de vida.
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AMAZÔNIA: TÓPICOS ATUAIS EM AMBIENTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO - VOLUME 3
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