O PODER NA ESCOLA PARA MAX WEBER:A BUROCRACIA COMO FORMA DE MANUTENÇÃO DA ORDEM

Code: 230412777
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Título

O PODER NA ESCOLA PARA MAX WEBER:A BUROCRACIA COMO FORMA DE MANUTENÇÃO DA ORDEM

Autores(as):
  • Jorge Marcos Ramos

    Ramos, Jorge Marcos

  • Sérgio Marcus Nogueira Tavares

    Tavares, Sérgio Marcus Nogueira

DOI
10.37885/230412777
Publicado em

31/05/2023

Páginas

77-90

Capítulo

5

Resumo

Neste estudo pretende-se analisar, com base na sociologia compreensiva de Max Weber, como as relações com o poder foram construídas no ambiente escolar. A pesquisa caracterizou-se como revisão de literatura, por meio da análise de artigos, dissertações, teses e livros que abordam o poder atribuído à escola e o poder exercido por ela em suas relações. Na concepção weberiana, a educação passa a ser considerada prestação de serviço destinada a um público específico e com objetivos específicos; assim, as escolas estariam sujeitas aos domínios da burocracia. Observa-se que o poder simbólico de Bourdieu bem como o poder formal e impessoal de Weber são utilizados no cotidiano escolar, pois as decisões e possíveis punições surgem como mecanismos para controlar os antagonismos naturais que existem nesse espaço. No atual cenário, cabe à escola colaborar para a formação de um sujeito livre, que possa resistir, transformar-se, produzir um verdadeiro saber e conquistar seu real poder.

Palavras-chave

Educação pública, Ensino gratuito, Burocracia, Poder.

Autor(a) Correspondente
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