O PODER ALÉM DA BELEZA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA MAQUIAGEM

Code: 220207869
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Título

O PODER ALÉM DA BELEZA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA MAQUIAGEM

Autores(as):
  • Jessica Alexandre Araujo

    Araujo, Jessica Alexandre

  • Aislaine Sabrina Berto Ramos

    Ramos, Aislaine Sabrina Berto

  • Ana Paula Freitas da Silva

    Silva, Ana Paula Freitas da

DOI
10.37885/220207869
Publicado em

31/03/2022

Páginas

39-52

Capítulo

3

Resumo

Além de ser um cuidado de beleza, os produtos de maquiagens são uma oportunidade para o ensino contextualizado de conteúdos de química, pois podem favorecer a construção do conhecimento do aluno, a partir de uma temática de seu cotidiano. Diante deste contexto, o presente artigo tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar conteúdos de química, a partir da temática maquiagem e da leitura de rótulos de embalagens de blushes. A sequência didática foi elaborada a partir de uma revisão de literatura sobre maquiagem, sendo composta por duas etapas de discussões sobre a química da maquiagem e sua correlação com conteúdos de química. Para promover as discussões e relações da maquiagem e conteúdos de química foram propostas questões norteadoras e pesquisas para os grupos. Assim, a sequência didática proposta pode ser utilizada como estratégia auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem de química, promovendo novos significados aos conteúdos trabalhados; bem como o senso crítico do aluno.

Palavras-chave

Ensino de química, Maquiagem, Contextualização.

Autor(a) Correspondente
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