O PODER ALÉM DA BELEZA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA MAQUIAGEM
Jessica Alexandre Araujo
Araujo, Jessica Alexandre
Aislaine Sabrina Berto Ramos
Ramos, Aislaine Sabrina Berto
Ana Paula Freitas da Silva
Silva, Ana Paula Freitas da
31/03/2022
39-52
3
Além de ser um cuidado de beleza, os produtos de maquiagens são uma oportunidade para o ensino contextualizado de conteúdos de química, pois podem favorecer a construção do conhecimento do aluno, a partir de uma temática de seu cotidiano. Diante deste contexto, o presente artigo tem por objetivo propor uma sequência didática para trabalhar conteúdos de química, a partir da temática maquiagem e da leitura de rótulos de embalagens de blushes. A sequência didática foi elaborada a partir de uma revisão de literatura sobre maquiagem, sendo composta por duas etapas de discussões sobre a química da maquiagem e sua correlação com conteúdos de química. Para promover as discussões e relações da maquiagem e conteúdos de química foram propostas questões norteadoras e pesquisas para os grupos. Assim, a sequência didática proposta pode ser utilizada como estratégia auxiliar ao processo de ensino-aprendizagem de química, promovendo novos significados aos conteúdos trabalhados; bem como o senso crítico do aluno.
Ensino de química, Maquiagem, Contextualização.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.