O PERFIL PSICOMOTOR E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Orleane Silva De Oliveira
Oliveira, Orleane Silva de
Antônia Mara Santos De Souza
Souza, Antônia Mara Santos de
Luciane Ferreira Sanches
Sanches, Luciane Ferreira
Graziele Vasconcelos De Albuquerque
Albuquerque, Graziele Vasconcelos de
Myrian Abecassis Faber
Faber, Myrian Abecassis
30/06/2023
112-121
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Objetivo: Este estudo visou avaliar a afinidade entre o aspecto psicomotor e a aprendizagem em crianças. Metodologia: É um estudo de casos múltiplos e correspondentes, realizado por revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo de trabalhos publicados, em Anais de Congressos, periódicos, revistas científicas, entre 2015 e 2020 e que versaram sobre a aplicação dos testes: Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM), Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), e a Avaliação Psicomotora à Luz da Psicologia e da Psicopedagogia. Resultados: Afinidades significativas entre psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem em escrita, matemática e leitura, foram encontradas mesmo após a alfabetização. Encontrou-se ainda que o desempenho motor está correlacionado ao desempenho escolar tanto na escola pública quanto na escola privada, e que as intervenções nas aulas de Educação Física, realizadas via psicomotricidade produziram melhoras significativas nos componentes psicomotores. Conclusão: Há uma estreita relação entre os fatores psicomotores e cognitivos no processo de aprendizagem, assim como entre os aspectos motores e os cognitivos, entre déficits motores e dificuldades de aprendizagem. O desempenho escolar é comprometido por associações que podem promover progressos significativos no desempenho motor e, ou que minimizem dificuldades na aprendizagem. A identificação precoce do perfil psicomotor em escolares permite à escola e aos profissionais de Educação Física incluir atividades psicomotoras podem minimizar ou sanar as dificuldades encontradas.
Perfil psicomotor, Testes psicomotores, Aprendizagem escolar.
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